A Operação “Bebidas Etílicas”, força-tarefa do Governo do Estado de fiscalização rigorosa do comércio de bebidas alcoólicas em Salvador, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (6), após reunião de alinhamento na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), no Centro da capital baiana. A ação mobiliza as equipes na inspeção de bares, depósitos e distribuidores de bebidas em diferentes regiões da cidade. A depender dos resultados da primeira etapa, a operação deverá ser estendida ao interior do estado.
Fazem parte do grupo institucional formado para executar a tarefa o Procon-BA, a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Delegacia do Consumidor (Decon), a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados e a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA). Os órgãos atuarão de forma conjunta no combate à falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas. A Sesab vai produzir um boletim diário informando casos de intoxicação por metanol analisados, suspeitos, confirmados e descartados.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, informou que, nos próximos dias, será realizada uma reunião no Procon-BA com as associações de bares, restaurantes, hotéis distribuidores de bebidas, para que as instituições colaborem com a conscientização sobre os riscos de adulteração e falsificação e com o combate às redes criminosas que eventualmente pratiquem a adulteração de produtos.
Ele lembra que os Procon's municipais e a Polícia Civil já fazem um trabalho de fiscalização da qualidade dos produtos que são comercializados, no caso das bebidas as suspeitas de adulteração e falsificação. "Naturalmente que os episódios recentes acontecidos em São Paulo fazem com que precisemos intensificar e qualificar mais a nossa informação para que possamos desenvolver essa fiscalização de maneira mais integrada e mais rápida entre os órgãos".
Felipe diz ainda que na próxima quarta-feira (8) será realizado no Procon, em Salvador, uma reunião em conjunto com as associações de bares, restaurantes, hotéis e distribuidores de bebidas para que todas as instituições do setor privado possam colaborar com o Estado. "Falaremos sobre a conscientização, riscos da adulteração e falsificação e sobre como essas empresas podem colaborar com o Estado na conscientização da população e no combate as redes criminosas que eventualmente pratiquem a adulteração de produtos", finaliza.
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas