Terça, 07 de Outubro de 2025 22:02
75 9 9702 9169
Feira de Santana Novo presídio

Silvio Dias solicita construção de um presídio regional feminino em Feira de Santana

Vereador diz que ala onde comporta 36 mulheres no presídio regional está com superlotação. Já são mais de 130 e a demanda vem aumentando.

07/10/2025 17h18 Atualizada há 3 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Silvio Dias - Foto: Boca de Forno News
Silvio Dias - Foto: Boca de Forno News

O vereador de Feira de Santana, Silvio Dias (PT), fez uma solicitação ao Governo do Estado para que seja construído um presidio feminino para a região de Feira de Santana. De acordo com o vereador, em entrevista ao site Boca de Forno News, a cidade possui uma unidade prisional que hoje tem em torno de duas mil pessoas que estão ou cumprindo alguma pena ou a disposição da Justiça. “Dessas duas mil, em torno de 130 são mulheres. Elas estão ocupando um lugar onde deveriam estar apenas 36. É a primeira parte do presídio que não contempla as necessidades de um presidio feminino”.

O número de mulheres que tem em Feira de Santana é superior a que tem na unidade prisional de Salvador, construído especificamente para atender mulheres, ressalta. “Por isso, estamos sugerindo do Governo do Estado que construa em nossa cidade, independente da unidade prisional que já existe, outro presídio específico para abrigar essa comunidade feminina que cumpre pena, mas que merecem ter os seus direitos humanos e garantias individuais resguardadas”.

Ainda conforme o vereador, infelizmente a cada dia que passa tem se registrado um número maior de mulheres se envolvendo com o crime, muitas delas são levadas a isso a partir dos seus companheiros. “Mas são pessoas que por serem mulher precisam de uma atenção diferenciada. Algumas delas, inclusive, por força de lei, necessitam abrigar seus filhos por terem entrado nos presídios grávidas. Por isso a necessidade dessa nova construção”, explica.

Assim como o presídio regional, que não atende apenas Feira de Santana, mas toda a Bahia, esse novo presídio feminino atenderia o estado. “Hoje, no presídio, temos pessoas de várias localidades da Bahia que estão cumprindo pena na cidade por que não tem presídio perto de sua residência. Assim, acabam vindo para Feira e é óbvio que esse presídio feminino terá essa mesma característica”.

O pedido foi feito nesta terça-feira (7), na Câmara de Vereadores. “Essa necessidade se deriva de nossa ação enquanto vereador e como presidente da Comissão de Direitos Humanos onde nós temos a incumbência de visitar a unidade prisional para averiguar a sua situação e das pessoas que estão lá. Pessoas que são invisibilizadas pela sociedade, mas que tem direitos que devem ser garantidos e temos essa ação onde constatamos que temos um número superior de mulheres a nossa capacidade e a demanda por espaço continua crescendo. Esperamos que logo o governador Jerônimo Rodrigues venha a Feira de Santana e possamos fazer esse pedido diretamente a ele”, conclui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.