Sexta, 03 de Outubro de 2025 13:02
75 9 9702 9169
Política Política

João de Furão recebe o apoio do ex-prefeito Tato Pereira para sua pré-candidatura a deputado estadual

João é prefeito de Conceição da Feira e pretende renunciar ao mandato para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

03/10/2025 10h52
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
João de Furão e Tato Pereira - Foto: Boca de Forno News
João de Furão e Tato Pereira - Foto: Boca de Forno News

O prefeito da cidade de Conceição da Feira, João de Furão, anunciou que receberá o apoio do ex-prefeito de Cachoeira, Tato Pereira em sua pré-candidatura para deputado estadual nas eleições de 2026. João concorrerá pelo PSD. A confirmação foi feita no programa Rádio Total, das Rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM. Com 32 anos, João é filho de Furão, ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos. “Desde pequeno sempre tive uma exposição e tive que ter uma vida regrada. Trabalhei também desde cedo e isso foi muito importante. Enxerguei não apenas os acertos do meu pai como prefeito, como também os erros”, disse.

O que o motivou a partir para essa nova jornada é que chega um momento da política em que se deixa de ser líder para ser liderado. “Desenvolvi um apreço grande pelo senador Angelo Coronel que se estendeu a laços afetivos. Tenho um pai muito bom, mas Coronel faz por mim o que muitos pais não fazem pelos seus filhos. Neste momento, ele precisa de pessoas de confiança que levantem sua bandeira pelo estado e por isso me lançou esse desafio que prontamente aceitei”.

João ressalta que o Recôncavo Baiano precisa de um deputado que seja nascido, tenha a intenção de fortalecimento da região e traga recursos. “Somando todos esses fatores, estou como pré-candidato pelo PSD e não estou brincando porque renunciarei ao meu mandato de prefeito para isso”.

Sobrinho de Targino Machado, que já foi por diversas vezes deputado estadual, João afirmou que a relação dos dois está boa. “Ele é meu atual coordenador para Feira de Santana e região. Temos trabalhado, conversado e montado um grupo grande, convencendo as pessoas do nosso projeto, do que podemos fazer utilizando o modelo de gestão de Conceição da Feira e o que fizemos na cidade ao longo dos nossos anos de gestão. Ele tem me dado uma segurança grande nessa articulação”.

Caso chegue ao seu mandato de deputado, João pretende renovar e mostrar que não será subserviente a quem esteja no governo. “Uma coisa é ser parceiro, outra é dizer amém para tudo. Tenho personalidade e vou lutar de fato para que nossas cidades sejam agraciadas com investimentos do Governo do Estado e do nosso mandato através das emendas parlamentares”.

João disse já estar em mais de 40 cidades da Bahia com alianças positivas. “Vamos trabalhar por onde tivermos votos. Todas as cidades que estaremos hoje representando logicamente estarão abarcadas pela possibilidade de nosso mandato”.

Trabalho como prefeito

João diz que faz um trabalho próximo da comunidade. Entre os meses de julho e agosto, ele disse ter atendido 1100 pessoas na cidade. “Isso é o que faz com que saibamos dos problemas, anseios e o que podemos melhorar. Foi isso que nos credenciou a sermos reeleitos com tantos votos e ter mais de 95% de aprovação. Tato é, inclusive, uma inspiração para a gestão que fazemos hoje em Conceição”.

Ele tem feito investimentos em educação e como resultado várias crianças e pais da comunidade de Capoeiruçu escolheram estudar na cidade. “Isso reflete o compromisso que nós temos com a educação do nosso município. Crianças da Boa Vista, de São Gonçalo dos Campos, também optaram por estudar conosco. São profissionais capacitados, ambientes confortáveis para que as crianças se sintam acolhidas”.

A Secretaria de Ação Social da cidade, ele arrisca dizer que é a que mais entrega serviço na região. “São mais de 60 casas entregues para a população, a construção de mais 120 casas em parceria com o Governo Federal, 256 lotes entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade, Bolsa Família municipal com mais de 600 mulheres, um auxílio eventual para quem mora de aluguel e está devendo ou quem deve conta de luz, cartão de crédito”.

A saúde, que segundo o prefeito era a pior do Recôncavo Baiano, hoje disputa lugar entre as melhores. “São diversas especialidades, cirurgias, exames, ampliação do número de Postos de Saúde da Família. Fizemos ainda, através da Secretaria de Infraestrutura, mais de 100 obras nos últimos anos sendo que 70% delas foram feitas com recursos próprios”.

Perfil do vice-prefeito

João é pré-candidato a deputado federal pelo PSD. Seu vice-prefeito, João Lefundes (PT), assumirá em seu lugar para isso. “Renuncio no dia 30 de março de 2026. Ele é uma pessoa que escolhi para que me ajudasse nessa empreitada porque pensei no grupo e em uma pessoa que não nos abandonaria. Não tenho dúvida de que ele vai continuar fazendo o trabalho, tendo a oportunidade de ser melhor, só depende dele. Me terá ao lado também, temos amizade para isso. Ele é o irmão que a vida me deu”.

Tato Pereira

Tato também esteve presente na entrevista de João de Furão. E ex-prefeito explicou que está sumido porque optou por morar em seu sítio para ajudar nos negócios de sua família. Ele tem aproveitado para cuidar um pouco da sua vida. “Após 2020, foram quatro anos dedicados a Cachoeira. Eu descobria todos os buracos que faltavam para a prefeita Eliana Gonzaga. Visitei a cidade, a zona rural, fiz o papel de gestor e deixei as empresas do meu filho à toa. Resolvi no início do ano dar um tempo, organizar as empresas e a minha vida. Gastei muito nessa campanha e está na hora de eu me organizar porque não se consegue fazer política sem estar com a vida financeira organizada”.

Ainda assim, ele está sempre nas comunidades, apoiando as lideranças e vai intensificar mais a partir de agora. Ele escolheu João de Furão para apoiar porque vê a necessidade da região do Recôncavo Baiano ter o seu representante. “Ele tem pensamentos muito parecidos com os meus de um político sério, que provou que é capaz de desenvolver um município e região, e levei para ele o meu projeto de 2014 (quando foi candidato a deputado estadual). Ele analisou, abraçou-o e firmei com ele uma parceria. João já mostrou sua experiência, competência e é hoje a referência na região”.

Quando foi candidato a deputado estadual, Tato disse que foi a cidade de Conceição da Feira que lhe deu a maior votação. “Eu tinha uma dívida com a cidade. Por isso apoio alguém de lá que é importante e que está me representando bem. Vou trabalhar muito para que Cachoeira faça como Conceição fez comigo: dê a maior votação a João de Furão”.

Tato conclamou as forças de oposição de Cachoeira e se unirem em torno de um deputado estadual. “Já fizemos isso antes, dando a maior votação ao nosso deputado do que o prefeito da época. Isso fortaleceu o nosso grupo político. No final, conseguimos a minha eleição para prefeito. Está na hora de fazermos isso de novo, tirando de nós qualquer tipo de vaidade. João está próximo de nossa cidade e é um bom nome”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.