A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU). O período estipulado pela portaria autoriza o uso da Força entre 27 de dezembro e 2 de janeiro de 2023, nas “atividades de escolta”.
A tensão em torno da posse de Lula aumentou após tentativas de terrorismo acontecerem durante a semana. No último sábado (24), um bolsonarista que participava de manifestações em frente ao QG do Exército em Brasília foi preso suspeito de ter plantado a bomba em um caminhão de querosene, nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília. Dias depois, uma mochila foi encontrada próxima a um depósito de gás, na quadra 5 do Setor Hoteleiro Norte, na capital federal.
O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), levantou a possibilidade de Lula usar colete à prova de balas na posse. “As decisões vão no sentido de reforço das forças institucionais e outras decisões serão tomadas no dia pela equipe que coordena a segurança e pelo próprio presidente Lula”, disse Dino, em entrevista à CNN Brasil.
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas