Foto: Boca de Forno News
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), na cidade de Ipecaetá, uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Educação com o tema “PME em Movimento: Impactos, Desafios e Perspectivas Futuras. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Áureo Filho e foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Junior Piaggio - Foto: Boca de Forno News
O prefeito de Ipecaetá, Junior Piaggio, ressaltou a importância da audiência pública. Ele disse que costuma fazer tudo de forma participativa. “E não tem forma melhor de se construir nosso PME para os próximos dez anos e avaliando o que já foi feito até aqui. Contamos com a participação de professores, coordenadores, pais de alunos e a comunidade como um todo para tratar e discutir o futuro da nossa educação e de quem pode transformar a nossa cidade: nossos alunos”.
Junior ressalta que das 304 metas, 115 foram cumpridas, 140 estão em cumprimento e 49 não foram cumpridas. “As 140 em cumprimento são metas que só tem fim quando acaba o PME. São números significativos que mostram que estamos no caminho certo e a construção desse novo PME só tem a contribuir para o futuro da educação da nossa cidade”.
Foto: Boca de Forno News
O prefeito disse que tenta dar toda oportunidade possível para a capacitação dos docentes da cidade como um incentivo, até para que os estudantes se sintam encorajados a alcançarem voos maiores. “Para que eles alcancem um nível superior, pós-graduação e mestrado, mas, às vezes, acontece de eles saírem para se capacitarem e ficarem onde estão. É um risco que qualquer cidade corre, principalmente a pequena. Mas vamos continuar os incentivando e capacitando. Me orgulho muito de filhos de Ipecaetá ter saído para fazer mestrado e doutorado e estarem em nossa rede de ensino”.
Ele diz ainda que conseguiu alcançar áreas importantes na educação da cidade, como o Núcleo de Educação Especial, que trata da inclusão de crianças, Educação de Jovens e Adultos, que está ativa e eficaz, e agora com o EJA Profissionalizante. “São 19 escolas, das 26 que temos, com tempo integral. São metas ativas, em prática e que tenho certeza que serão reforçadas com esse novo plano. O que pensei em colher em 20 anos já estou colhendo de imediato”.
Renata Rodrigues - Foto: Boca de Forno News
A secretária de Educação do município, Renata Rodrigues, avaliou a audiência pública como produtiva. “Já tivemos alguns avanços e a cada dia que passa evoluimos mais. Estamos em construção para mais dez anos discutindo o PME e avaliando quais progressos e melhorias teremos a cada dia”.
As metas apresentadas foram discutidas com toda a equipe do setor Pedagógico, juntamente com a pasta, salienta a secretária. “Acredito que precisamos avaliar mais a questão do ensino em tempo integral e a reserva de carga horária para os próximos dez anos. A educação da cidade tem progredido e o prefeito tem apoiado nossos projetos. Estamos finalizando mais um ano e vem ainda nos dias 18 e 19 de novembro nosso festival literário”.
Rodrigo São Pedro de Jesus - Foto: Boca de Forno News
Rodrigo São Pedro de Jesus, professor da rede municipal de ensino, foi quem apresentou o Plano para a comunidade. Ele avalia esse como um momento muito importante, de reflexão e ressalta que o tema foi pensado justamente pelo desejo de avançar mais através metas estabelecidas no município. “Os resultados mostram a força do trabalho colaborativo e participativo, a vontade, o trabalho de cada um para fazer dar certo, acreditando no sentimento de pertencimento a sala de aula e o de pensar no aluno como protagonista. O plano tem força de lei e colocá-lo em prática é tarefa de todos nós, acompanhando e sugerindo melhorias para o nosso aluno”.
O professor ressalta que o Plano está respaldado no Plano Nacional de Educação. Foram 21 metas apresentadas. “Conseguimos identificar já diversas metas cumpridas e parcialmente cumpridas e aquelas que estão em fase de finalização do processo. Me alegro muito porque percebemos direitos para os profissionais da educação, índices garantidos previstos em lei em uma parceria a partir do Plano Nacional, como os percentuais de aumento que favorecem o profissional quando ele é bem remunerado e se tem esse olhar para a qualidade dele”.
Foto: Boca de Forno News
Para além de outras questões, ele percebeu também a garantia de materiais e recursos, como uma elevação dessa força que o gestor do município, Junior Piaggio, tem. “A reestruturação dos espaços, materiais adquiridos que vão para as escolas e da valorização como um todo. Mas percebemos também necessidades e reflexões para mais melhorias. Tivemos melhorias, mas desejamos mais para fazer mais para os nossos estudantes”.
Ele pede aumento do número de escolas e funcionários, por exemplo. “Percebemos essas necessidades através do monitoramento e estratégias que estabelecemos em algumas metas. Temos metas a respeito da educação em tempo integral, da educação inclusiva, através das políticas públicas. Nos últimos dez anos percebi mudanças, elevações e o quanto difícil foi no passado para a cidade chegar até aqui, enfrentando diversas dificuldades e encontrando quem acolhe e quem tem o desejo de que as coisas deem certo”, finaliza.
Enem 2025 Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025
Educação Audiência de conciliação sobre cortes de salários dos professores do município é realizada na 2ª Vara da Fazenda Pública
Feira de Santana Secretário de Educação se reúne com gestoras da Educação Infantil para discutir ideias e demandas da rede municipal
Educação MEC busca recursos extras para garantir livros escolares
Proibição de celular Estudo aponta que uso de internet nas escolas caiu para 37%
Educação SISU na Bahia: saiba as notas de corte e os cursos mais concorridos 
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



