A chegada de um novo ano tem um significado diferente para o torcedor tricolor. O dia 1º de janeiro, é o aniversário do Esporte Clube Bahia. Fundado em 1931, o clube completa 95 anos com um desafio importante em 2026.
Na temporada de 2025, o Esquadrão de Aço conquistou os títulos do Campeonato Baiano pela 51ª vez, e da Copa do Nordeste, onde se isolou como o maior vencedor com o pentacampeonato. Além disso, o time baiano fez sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos ao ficar em sétimo lugar com 60 pontos. Com o feito histórico, ainda abocanhou uma vaga na Libertadores pelo segundo ano consecutivo.
Ainda no campo, o torcedor do Tricolor viu dois dos seus jogadores serem convocados para a Seleção Brasileira principal na temporada passada. Primeiro o volante Jean Lucas e depois o lateral-esquerdo Luciano Juba foram chamados pelo técnico Carlo Ancelotti. O segundo não conseguiu estrear, mas, segundo o próprio treinador italiano, tem boas chances de disputar a Copa do Mundo de 2026.
Com o departamento de futebol transformado em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a venda ao Grupo City finalizada em maio de 2023, o clube baiano fechou 2025 com mais de R$ 400 milhões em receitas. Feito celebrado pelo seu CEO Raul Aguirre durante entrevista à TV Bahêa. Outra marca exaltada pelo peruano foram os 76 mil sócios-torcedores associados.
Na próxima temporada, o Bahia não terá o chamado “título de compensação”. Por conta da mudança no calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Tricolor ficou de fora da Copa do Nordeste, por ter se classificado para a Libertadores. Além da competição continental, o time vai disputar o Campeonato Baiano, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Com isso, vencer apenas o estadual não será suficiente para aplacar a sede do seu torcedor como aconteceu em 2025. A equipe do técnico Rogério Ceni precisará ir além. Uma grande campanha na Liberta ou na Copa do Brasil ou ainda terminar o Brasileirão no G-4 podem arrancar os aplausos da arquibancada.
O primeiro desafio da agenda de 2026 do Esquadrão é o estadual, onde encara o Jequié no dia 11 de janeiro, um domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada, mas terá uma equipe alternativa no início da competição. Enquanto que o elenco principal deverá entrar em campo na estreia da liga nacional contra o Corinthians, em São Paulo, cuja data base ficou para 28 do mesmo mês.
Morro Prefeitura de Morro do São Paulo impõe restrições a comércios em praia turística
Explosão Explosão destrói barracas de praia na orla de Madre de Deus
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Chuva de granizo Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana
Altas temperaturas Cidade baiana registra 38,2 °C e aparece entre as mais quentes do Brasil
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsas



