Quarta, 31 de Dezembro de 2025 21:42
75 98160-8722
Brasil chaves Pix

Banco Central cancela 9,1 milhões de chaves Pix ligadas a CPFs irregulares

A medida tem como objetivo reforçar a segurança do sistema financeiro nacional e combater fraudes

31/12/2025 18h46
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Cerca de 9,1 milhões de chaves Pix de brasileiros foram excluídas por determinação do Banco Central devido a irregularidades no CPF (Cadastro de Pessoa Física) junto à Receita Federal, registradas nos últimos dez meses.

A medida tem como objetivo reforçar a segurança do sistema financeiro nacional e combater fraudes. Inicialmente, a estimativa do regulador era de que cerca de 8 milhões de chaves com problemas cadastrais fossem canceladas, mas o número final superou a projeção.

Tiveram as chaves excluídas pessoas físicas com CPF suspenso, nulo ou cancelado, além de registros vinculados a titulares já falecidos. A orientação foi emitida pelo Banco Central em março deste ano, como parte de um conjunto de ações para coibir golpes no sistema de pagamentos instantâneos.

Segundo o Banco Central, a medida tem apresentado resultados positivos, embora não seja possível mensurar quantas fraudes deixaram de ser cometidas.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.