Sexta, 14 de Novembro de 2025 21:44
75 98160-8722
Educação Educação

Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025

Cerimônia reuniu alunos, gestores, representantes da Seduc e a Procuradora do Trabalho Annelise Fonseca Leal Pereira

14/11/2025 21h00
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Divulgação - SEDUC
Foto: Divulgação - SEDUC

A tarde da última quarta-feira (14) foi de celebração e reconhecimento no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana. Alunos da rede municipal foram premiados pelas produções inscritas no projeto “MPT na Escola 2025”, iniciativa nacional do Ministério Público do Trabalho que incentiva a conscientização sobre o combate ao trabalho infantil e a importância da aprendizagem profissional para adolescentes.

A cerimônia contou com a presença de Adriana Bulos, diretora do Departamento de Ensino da Seduc; Raquel Guirra, coordenadora municipal do projeto; e da Procuradora do Trabalho, Annelise Fonseca Leal Pereira, além de professores, gestores escolares, familiares e os estudantes vencedores.

O projeto, que mobilizou escolas de todo o país, promoveu concursos culturais nas categorias conto, poesia, desenho e música, divididos por grupos e faixas etárias. Em Feira de Santana, alunos do 4º ao 7º ano se destacaram produzindo trabalhos que abordaram temas como o enfrentamento ao trabalho infantil e a aprendizagem profissional. As produções vencedoras da etapa municipal seguirão para a etapa estadual.

Alunos premiados – Etapa Municipal

Grupo 1 – 4º e 5º ano

Categoria Poesia – G1:

1º lugar: David Lucas da Silva Carvalho – Escola Municipal Professora Maria Helena Queiroz

2º lugar: Ayslanny Oliveira de Jesus – Escola Municipal Professora Maria Helena Queiroz

3º lugar: Levy Ataídes Oliveira – Escola Municipal Professora Maria Helena Queiroz

Categoria Música – G1:

1º lugar (grupo de alunos): Alida Fagundes Ferreira; Ayla Vitória Schmidt Araújo; Eliza Hellen Correia Lima dos Santos; Luan Silva Santos; Stefany dos Santos Costa; Lukas Samuel de Jesus Santos; Davi Lucas Alves dos Santos; Nicolas Gabriel da Silva Ferreira – Escola Municipal Professora Maria Helena Queiroz

Categoria Desenho – G1:

1º lugar: Pedro Henrique Silva Santos – Escola Municipal Professor Geminiano Costa

2º lugar: Everton Lucas Silva dos Santos – Escola Municipal Professor Geminiano Costa

3º lugar: Davi Falcão de Oliveira – Escola Municipal Professor Geminiano Costa

Grupo 2 – 6º e 7º ano

Categoria Música – G2:

1º lugar: Emilly Santos Dias; Endrion Levi Oliveira Silva; Sofia da Silva Oliveira; Cauã Pietro Santos de Jesus; Gabrielly da Silva Oliveira Santos – Escola Municipal Antonio Antunes dos Santos

2º lugar: Maryana Victoria Machado Silva; Cauã Pietro Santos de Jesus; Sabrina Carvalho Ribeiro – Escola Municipal Antonio Antunes dos Santos

Professores reconhecidos

Foram homenageados professores que se destacaram na condução das atividades do projeto:

Lamartim Oliveira e Gerson Almeida – Escola Municipal Maria Helena Queiroz

Simone Ataíde – Escola Municipal Maria Helena Queiroz

Wellington Neri – Escola Municipal Antonio Antunes dos Santos

Gerson Almeida – Escola Municipal Professor Geminiano Costa

Educação como ferramenta de transformação

Ao longo da edição 2025, o “MPT na Escola” envolveu formação de educadores, distribuição de materiais pedagógicos e ações em sala de aula, fortalecendo o papel da escola na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Para Adriana Bulos, o projeto reforça a importância da educação na prevenção de violações de direitos: “Quando nossos estudantes compreendem, discutem e produzem conteúdo sobre esse tema, estamos formando cidadãos conscientes e preparados para transformar realidades.”

A coordenadora local, Raquel Guirra, destacou o engajamento das escolas e o impacto das atividades. “As escolas abraçaram o projeto e os resultados mostram o quanto nossos alunos têm talento e sensibilidade para tratar de temas tão importantes.”

A procuradora Annelise Fonseca Leal Pereira destacou que “este projeto reforça a parceria entre o Ministério Público do Trabalho e o município no enfrentamento ao trabalho infantil e na promoção do trabalho protegido para adolescentes aprendizes”.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.