O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, taxa próxima à do ano anterior. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam aptos a participar, e 3.240 foram eliminados por irregularidades, como uso de materiais impróprios ou desrespeito às orientações dos fiscais. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a aplicação foi tranquila e que o gabarito será divulgado em 13 de novembro.
A prova cobrou 90 questões de múltipla escolha e uma redação. Os temas abordados incluíram língua portuguesa, história, geografia, filosofia, sociologia, entre outros. A redação teve como tema “As perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, sendo considerada atual e relevante, além de promover debates sobre violações de direitos e etarismo. O presidente do Inep, Manuel Palácios, elogiou a prova, destacando seu alinhamento com as referências curriculares.
O segundo dia de provas será no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies. Candidatos que não puderam fazer a prova devido a imprevistos, como o tornado no Paraná, terão a oportunidade de reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Prefeitura de Feira monta operação especial de transporte para o Enem 
Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado



