O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, taxa próxima à do ano anterior. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam aptos a participar, e 3.240 foram eliminados por irregularidades, como uso de materiais impróprios ou desrespeito às orientações dos fiscais. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a aplicação foi tranquila e que o gabarito será divulgado em 13 de novembro.
A prova cobrou 90 questões de múltipla escolha e uma redação. Os temas abordados incluíram língua portuguesa, história, geografia, filosofia, sociologia, entre outros. A redação teve como tema “As perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, sendo considerada atual e relevante, além de promover debates sobre violações de direitos e etarismo. O presidente do Inep, Manuel Palácios, elogiou a prova, destacando seu alinhamento com as referências curriculares.
O segundo dia de provas será no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies. Candidatos que não puderam fazer a prova devido a imprevistos, como o tornado no Paraná, terão a oportunidade de reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.
Educação Prefeitura de Feira monta operação especial de transporte para o Enem
Educação Intercâmbio entre UNEB e UFRB destaca importância do Recôncavo na formação de professores
Educação PME em Movimento: Ipecaetá atualiza metas para fortalecer a educação municipal
Enem 2025 Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025
Educação Audiência de conciliação sobre cortes de salários dos professores do município é realizada na 2ª Vara da Fazenda Pública
Feira de Santana Secretário de Educação se reúne com gestoras da Educação Infantil para discutir ideias e demandas da rede municipal 
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva



