Com foco na melhoria dos processos regulatórios e no fortalecimento da educação no estado, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) realizou, neste sábado (19), no auditório Luiza Bairros, no Complexo da Gestão Democrática da Educação, em Salvador, o Encontro CEE & NTEs. O evento reuniu técnicos, coordenadores pedagógicos e diretores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), além de conselheiros e representantes da Secretaria da Educação do Estado(SEC).
O objetivo central foi alinhar estratégias entre o órgão normativo e os NTEs, que desempenham papel essencial como ponto de recepção e orientação acerca dos processos das instituições de ensino em todo o estado. Essa integração busca garantir maior celeridade, clareza e segurança jurídica nos serviços prestados às escolas, especialmente no que se refere ao credenciamento, à regularização e ao cumprimento das normativas vigentes.
“Esse diálogo é estratégico. O trabalho dos NTEs na ponta e do Conselho como órgão regulador precisa caminhar em sintonia para assegurar a qualidade da educação. Processos como credenciamento e autorização de curso/etapa da educação básica de instituições de ensino passam por esses técnicos, que são fundamentais para garantir a correta instrução documental e a agilidade no trâmite até o parecer do Conselho”, afirmou o presidente do CEE-BA, Roberto Gondim Pires.
A programação contemplou mesas temáticas sobre as resoluções vigentes do Conselho, abordando diretrizes da educação básica, educação profissional e procedimentos relacionados à vida escolar dos estudantes. O encontro também foi um espaço de escuta ativa, possibilitando que técnicos compartilhassem desafios e sugestões para aperfeiçoar os fluxos de trabalho.
Para o diretor e conselheiro Ádramo Costa, o momento reforça a corresponsabilidade entre os órgãos. “Os NTEs são a linha de frente na execução das orientações do Conselho. Essa integração é essencial para construirmos soluções conjuntas, respeitando as especificidades dos territórios e assegurando equidade na oferta educacional”, destacou.
Durante o evento, foi ressaltada a importância das atribuições dos NTEs no cumprimento das normativas, incluindo a conferência documental, a verificação in loco e a emissão de relatórios no prazo de 30 dias, garantindo que as instituições mantenham regularidade e qualidade no Sistema Estadual de Ensino. Ao final, o compromisso com estratégias integradas que consolidem processos mais ágeis e transparentes foi reafirmado, fortalecendo a educação em toda a Bahia.
Proibição de celular Estudo aponta que uso de internet nas escolas caiu para 37%
Educação SISU na Bahia: saiba as notas de corte e os cursos mais concorridos
15 de outubro APLB de Feira de Santana parabeniza professores pela passagem do seu dia
Em Santo Amaro Presidente anuncia criação de universidade na Bahia com nome em homenagem a Dona Canô
Desvio de fundos Cidades baianas são investigadas pelo MPF por irregularidades em verbas de fundo educacional
Educação Secretaria de Educação intensifica combate à evasão escolar com central de monitoramento 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado



