Nesta terça-feira, 25 de fevereiro, a UPA Estadual de Feira de Santana promoveu um animado e educativo bailinho de Carnaval, unindo folia e conscientização. A ação, realizada na sala de espera e nos corredores da unidade, teve como foco a importância da doação de sangue e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Feira de Santana, conhecido por ser o maior entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste e próximo à capital baiana — onde ocorrem intensos festejos carnavalescos —, reforça a relevância desta iniciativa para a saúde pública local.
O evento foi marcado por muita música e alegria, contagiando pacientes e colaboradores. A equipe, ao som de marchinhas carnavalescas, percorreu as enfermarias e corredores, levando informações essenciais para um Carnaval seguro e responsável.
Durante a ação, o enfermeiro Iranildo Ribeiro destacou a importância do uso de preservativos, especialmente neste período de maior circulação de pessoas. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também deve ser de cuidado. O uso do preservativo é fundamental para evitar doenças como o HIV, que ainda afeta cerca de 960 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, relações sexuais devem ser sempre consentidas e conscientes”, afirmou.
Outro tema abordado foi a doação de sangue. A enfermeira Thaise Lima explicou a necessidade de reforçar os estoques neste período. “Durante o Carnaval, há um aumento nos acidentes de trânsito, o que eleva a demanda por sangue nos hospitais. Doar sangue é um ato de amor e salva vidas. Em Feira de Santana, as doações podem ser feitas no Hemoba, localizado na Avenida Presidente Dutra, em frente à TV Subaé”, reforçou Thaise.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg, em boas condições de saúde. É necessário apresentar um documento com foto e estar bem alimentado.
O bailinho de Carnaval da UPA Estadual de Feira de Santana, gerenciada pela S3, reforçou que saúde e alegria podem caminhar juntas. Com entusiasmo e leveza, o evento proporcionou momentos de descontração e, principalmente, de aprendizado e conscientização para toda a comunidade atendida.
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas



