Foto: Divulgação
O clima de celebração tomou conta de Antônio Cardoso durante o lançamento da 3ª Feira Internacional de Literatura (FLIAC 2025), realizado no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão, na noite desta quarta-feira, 5 de novembro. Entre artistas, professores, profissionais de diversas áreas, vaqueiros - que serão os homenageados desta edição - e representantes da gestão municipal, o público conheceu o tema, as primeiras atrações e o mascote oficial da feira, um aperitivo da grandiosidade que o evento promete para este ano.
Com o tema “Identidade em palavras: memória, ancestralidade, saberes e fazeres”, a FLIAC 2025 reafirma o compromisso do município com a valorização da cultura local e da memória nordestina.
A Secretária de Cultura, Lane Lopes, frisou que a FLIAC será um grande momento de celebração - Foto: Divulgação
A secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Lane Lopes, destacou a escolha dos vaqueiros como centro simbólico da edição, afirmando que a feira “será um momento de celebração dos vínculos entre o saber popular e o conhecimento acadêmico, entre o vivido e o narrado, entre o passado e o presente”.
Prefeito Jocivaldo dos Anjos ressaltou o impacto da Flica no acesso à leitura - Foto: Divulgação
O prefeito Jocivaldo dos Anjos também marcou presença e reforçou o impacto da iniciativa para o município. Ele lembrou que a feira já integra o patrimônio cultural cardosense e salientou que “cada edição amplia o acesso à leitura e fortalece a identidade do nosso povo. Este ano, queremos ir ainda mais longe”.
Vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora da FLIFS, Rita Brêda - Foto: Divulgação
A noite contou ainda com um cofeebrack e a animação musical de Zé Araújo e Eliomar, que deram o tom festivo ao lançamento. O evento registrou a presença de autoridades do cenário acadêmico e cultural, como a vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora da FLIFS, Rita Brêda, e o vice-diretor da Universidade Federaldo Recôncavo Baiano (UFRB), fortalecendo assim o diálogo institucional em torno da literatura e da produção cultural na Bahia.
A apresentação do mascote oficial despertou entusiasmo no público, que também acompanhou o anúncio das atrações previstas para os dias 27 a 30 de novembro. Escritores, oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades destinadas a todas as idades compõem uma programação que promete movimentar o município e fortalecer o vínculo da população com a literatura.
Em um cenário nacional em que 53% dos brasileiros não leram nenhum livro nos últimos meses, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, iniciativas como a FLIAC tornam-se ainda mais necessárias para incentivar o hábito da leitura, fortalecer a identidade cultural e impulsionar a economia criativa e o turismo local.
A sensação deixada no lançamento é a de que a FLIAC 2025 chega mais diversa, simbólica e representativa, convidando a comunidade a viver a literatura como espaço de encontro, memória e criação.
Crônica da semana A falta de profissionalismo dos gestores brasileiros
Água Fria Água Fria Fest movimenta economia e atrai grandes nomes da música
Exposição Exposição resgata memórias da música feirense no MAC
Thyterê Thyterê lança “E aí chupa, e aí lambe”, aposta para o Carnaval 2026
Charanga da Minerva Charanga da Minerva marca presença na Lavagem do Bonfim 2026
Wagner Moura New York Times aponta Wagner Moura como forte candidato ao Oscar de Melhor Ator 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva



