Foto: Divulgação
O clima de celebração tomou conta de Antônio Cardoso durante o lançamento da 3ª Feira Internacional de Literatura (FLIAC 2025), realizado no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão, na noite desta quarta-feira, 5 de novembro. Entre artistas, professores, profissionais de diversas áreas, vaqueiros - que serão os homenageados desta edição - e representantes da gestão municipal, o público conheceu o tema, as primeiras atrações e o mascote oficial da feira, um aperitivo da grandiosidade que o evento promete para este ano.
Com o tema “Identidade em palavras: memória, ancestralidade, saberes e fazeres”, a FLIAC 2025 reafirma o compromisso do município com a valorização da cultura local e da memória nordestina.
A Secretária de Cultura, Lane Lopes, frisou que a FLIAC será um grande momento de celebração - Foto: Divulgação
A secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Lane Lopes, destacou a escolha dos vaqueiros como centro simbólico da edição, afirmando que a feira “será um momento de celebração dos vínculos entre o saber popular e o conhecimento acadêmico, entre o vivido e o narrado, entre o passado e o presente”.
Prefeito Jocivaldo dos Anjos ressaltou o impacto da Flica no acesso à leitura - Foto: Divulgação
O prefeito Jocivaldo dos Anjos também marcou presença e reforçou o impacto da iniciativa para o município. Ele lembrou que a feira já integra o patrimônio cultural cardosense e salientou que “cada edição amplia o acesso à leitura e fortalece a identidade do nosso povo. Este ano, queremos ir ainda mais longe”.
Vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora da FLIFS, Rita Brêda - Foto: Divulgação
A noite contou ainda com um cofeebrack e a animação musical de Zé Araújo e Eliomar, que deram o tom festivo ao lançamento. O evento registrou a presença de autoridades do cenário acadêmico e cultural, como a vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora da FLIFS, Rita Brêda, e o vice-diretor da Universidade Federaldo Recôncavo Baiano (UFRB), fortalecendo assim o diálogo institucional em torno da literatura e da produção cultural na Bahia.
A apresentação do mascote oficial despertou entusiasmo no público, que também acompanhou o anúncio das atrações previstas para os dias 27 a 30 de novembro. Escritores, oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades destinadas a todas as idades compõem uma programação que promete movimentar o município e fortalecer o vínculo da população com a literatura.
Em um cenário nacional em que 53% dos brasileiros não leram nenhum livro nos últimos meses, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, iniciativas como a FLIAC tornam-se ainda mais necessárias para incentivar o hábito da leitura, fortalecer a identidade cultural e impulsionar a economia criativa e o turismo local.
A sensação deixada no lançamento é a de que a FLIAC 2025 chega mais diversa, simbólica e representativa, convidando a comunidade a viver a literatura como espaço de encontro, memória e criação.
Cultura 3ª edição do Festival Recôncavo Instrumental celebra diversidade musical e promove intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais
História da cidade Tema do Carnaval do Rio de Janeiro, Santo Amaro tem se preparado para a recepção de turistas na cidade
“Os Saltimbancos“ Clássico “Os Saltimbancos” chega a Feira de Santana neste sábado na praça da Kalilândia
“Declama, Preta” Espetáculo “Declama, Preta” celebra a força das mulheres negras no palco do Amélio Amorim
Crônica da semana Desmistificando a Criança Cristal e a Criança Índigo
Seresta do Rasta Audiovisual do Seresta do Rasta e Amigos chega as plataformas digitais 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado



