O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) administrada pelo Einstein, realizou nesta segunda-feira (3) mais um transplante de tecido musculoesquelético. O órgão veio de um banco de ossos no Rio de Janeiro. A paciente, uma mulher de 53 anos, da região de Feira de Santana, precisou fazer a troca de uma prótese de quadril.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo e ocupa a segunda posição global em número de procedimentos realizados — atrás apenas dos Estados Unidos. O HOEB já realizou mais de 11,3 mil cirurgias apenas neste ano. Além dos traumas, os casos mais frequentes envolvem dores crônicas, e muitas vezes casos associados à limitação de mobilidade e incapacidade funcional. Todos são encaminhados a unidade através do Sistema de Regulação Estadual para tratamento cirúrgico.
Em julho deste ano, o hospital ortopédico realizou o primeiro transplante de osso e cartilagem do estado da Bahia, um procedimento considerado extremamente inovador na ortopedia. O paciente, um homem vindo do interior via regulação, foi vítima de um acidente de moto que comprometeu totalmente o joelho. O órgão foi reconstruído com a peça transplantada e o paciente já apresenta uma excelente recuperação.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (8) falou sobre atividades físicas e ossos
Saúde Bahia vira polo de produção de ambulâncias, gera 250 empregos diretos e já recebeu 419 veículos do Samu desde 2023
Saúde Senador Otto Alencar passa por cirurgia cardíaca e permanece em observação na UTI
Alerta Brasil tem seis mortes por suspeita de uso de canetas emagrecedoras
Saúde Feira de Santana avança para realizar o sonho do Hospital Municipal: 110 leitos e investimento superior a R$ 260 milhões
Saúde OMS alerta que 40% dos casos de câncer no mundo podem ser prevenidos 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



