A Promotoria da cidade de Cachoeira instaurou uma Notícia de Fato a partir de inspeções realizadas pelo CESAU, por meio do Programa Saúde + Educação, no município de Cachoeira, nas Ações de 2 de julho. O órgão oficiou ainda à Secretaria e à Prefeitura Municipais de Saúde de Cachoeira e à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia solicitando informações.
A Sesab informou que firmou contrato de credenciamento com a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, no Edital nº 001/2023, para contratação de pessoas jurídicas para a prestação de serviços hospitalares de leitos de terapia intensiva e leitos clínicos como retaguarda para a Rede de Atenção às Urgências. Disse ainda que existe em vigência, o Edital n° 009/2016, cujo objeto é a contratualização de instituições de direito privado, especializadas na prestação de serviço de Média e Alta Complexidade em Nefrologia.
Só que a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira não é credenciada ao referido Edital, nem consta nos sistemas de controle do NUCON requerimento de adesão. Há oferta de contratação dos serviços de UTI e hemodiálise, pela via do credenciamento, bastando para tanto que haja o requerimento da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, o que não ocorreu no caso do Edital nº 009/2016 (Diálise).
Por isso, diz ainda o despacho, a gestão da Santa Casa apresentou Plano de Ação com cronograma para garantir a reabertura e funcionamento da UTI com 10 leitos e serviços de hemodiálise. A última data limite é 18 de setembro de 2025 para implementação das medidas, que são:
- Conclusão da instalação integrada de 3 máquinas de refrigeração e 6 condensadoras da Central de Refrigeração dos 25 leitos da UTI e RETAGUARDA, faltando apenas 20% de atividades;
- Instalação de um tanque reservatório especial com capacidade de 10 mil metros cúbicos de água potável, anexado a uma estação de potabilização preventiva às máquinas de osmose para hemodiálise, programada execução entre 08 a 15 de setembro/25;
- Recomposição do tanque/usina de oxigênio medicinal sincronizado com a central reserva já existente com 26 cilindros de 10 metros cúbicos cada, dependendo da data prevista para o funcionamento da UTI;
- Conclusão da recepção e portaria específica de acesso à UTI, leitos de retaguarda e Centro Diagnóstico de Imagens, Laboratório e Policlínica com Ambulatórios Especializados, com 85% de obras realizadas. Reorganiza RH - Recursos Humanos;
- Concluir a definição da equipe que atuará nas escalas da UTI, aguardando apenas a definição da data de abertura;
- Instalar o Prontuário Eletrônico e promover treinamento da equipe para prática do sistema, entre 07 a 18 de setembro/25."
A Santa Casa de Misericórdia recebe recursos financeiros através do Incentivo à Contratualização-IAC, com um aporte anual de R$ 1.414.581,33 incentivo municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira não se pronunciou sobre o assunto. Diante da falta de respostas, a Promotoria requisitou o seu comparecimento em reunião virtual, em 08 de outubro de 2025, às 10h30, a fim de apresentar a resposta dos ofícios anteriormente enviados, sob pena de responsabilização criminal por descumprimento ao art. 10 da Lei de Ação Civil Pública.
Para a Santa Casa, o órgão pediu para que apresentasse em 20 dias informações sobre à implementação das medidas estabelecidas no cronograma supramencionado e acerca da existência de previsão e interesse no credenciamento no edital n° 009/2016 da SESAB, para contratualização de instituições de direito privado, especializadas na prestação de serviço de Média e Alta Complexidade em Nefrologia.
Assina o despacho o promotor de Justiça Victor Teixeira Santana.
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet
Fotógrafa baiana Fotógrafa baiana vence concurso internacional em Portugal
Aidente Grave acidente deixa mortos na Chapada Diamantina; Jerônimo lamenta ocorrido
Feminicídio Homem simula acidente de carro para esconder feminicídio
Compra de material MP e escolas firmam regras para compra de material didático e uso de plataformas digitais 
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas


