Cientistas alemães identificaram um novo anticorpo capaz de neutralizar o HIV, vírus que já matou mais de 44 milhões de pessoas desde 1981, quando foi detectado pela primeira vez.
A equipe analisou amostras de sangue de 32 pessoas com HIV que desenvolveram, por conta própria e sem intervenção médica, uma resposta de anticorpos ampla e eficaz contra o vírus.
Entre mais de 800 anticorpos testados, um se destacou: o 04_A06. Ele bloqueia a área em que o HIV se liga às células, impedindo sua reprodução e evitando que o vírus enfraqueça o sistema imunológico.
Os pesquisadores afirmam que a descoberta pode ajudar pessoas já infectadas, uma vez que o anticorpo bloqueia o acesso do vírus às células. Eles também acreditam que ele possa prevenir novas infecções, funcionando como uma imunização passiva, quando os anticorpos são inseridos no corpo, e não produzidos por ele, como nas vacinas.
Em testes com camundongos, o 04_A06 neutralizou 98% das quase 340 variantes do HIV analisadas. A próxima etapa é avaliar o desempenho do anticorpo em testes com humanos.
Se os resultados forem positivos, os cientistas acreditam que o 04_A06 poderá marcar um novo capítulo na luta contra o HIV.
Saúde Senador Otto Alencar passa por cirurgia cardíaca e permanece em observação na UTI
Alerta Brasil tem seis mortes por suspeita de uso de canetas emagrecedoras
Saúde Feira de Santana avança para realizar o sonho do Hospital Municipal: 110 leitos e investimento superior a R$ 260 milhões
Saúde OMS alerta que 40% dos casos de câncer no mundo podem ser prevenidos
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (1º) abordou as diferenças entre check-up e rastreamento de doenças silenciosas
Saúde Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



