Foto: Boca de Forno News
Foi realizado neste sábado (1º), em Feira de Santana, o 5º Mutirão de gigantomastia extrema, que são pessoas que possuem os seios muito grandes. O mutirão é realizado pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana e a triagem foi feita no Ambulatório de Saúde da Mulher. As cirurgias serão realizadas em 2026 e 2027. Esse projeto importante já operou 400 pacientes apenas de Feira de Santana desde que ele começou a ser realizado.
Foto: Boca de Forno News
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, salienta que esse mutirão é importante para a saúde da mulher. “Atendemos hoje 300 pacientes e outras 200 deixamos pré-agendadas para o dia 21 de março de 2026. A triagem, realizada hoje, é a primeira fase. As selecionadas serão amplamente divulgadas para passar para a segunda fase, que é a visita a domicílio”.
O atendimento começou às 5h e essa cirugia não tem a ver apenas com a parte física, mas também com a parte emocional das pacientes, ressalta a presidente. “Essa cirurgia mexe com o psicológico. A maioria delas sentem dores na coluna e tem dificuldade de realizar suas atividades diárias. Consideramos esse problema como de saúde pública e cirurgias como essa melhora a saúde da mulher”, diz.
Foto: Boca de Forno News
Nesse mutirão, houveram 500 vagas para triagem, o que não quer dizer que todas elas serão selecionadas. “Há um critério médico, que é feito conforme avaliação técnica. Acreditamos que serão realizadas 100 a 120 cirurgias nessa próxima triagem. Ela é de médio risco e por isso temos todas essas etapas como triagem, exames que são avaliados, equipe pré-anestésica,m e o cirurgião responsável. Realizamos já mais de 400 cirurgias e não tivemos nenhuma intercorrência até hoje”, finaliza.
Saúde Senador Otto Alencar passa por cirurgia cardíaca e permanece em observação na UTI
Alerta Brasil tem seis mortes por suspeita de uso de canetas emagrecedoras
Saúde Feira de Santana avança para realizar o sonho do Hospital Municipal: 110 leitos e investimento superior a R$ 260 milhões
Saúde OMS alerta que 40% dos casos de câncer no mundo podem ser prevenidos
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (1º) abordou as diferenças entre check-up e rastreamento de doenças silenciosas
Saúde Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



