Segunda, 13 de Janeiro de 2025 04:32
75 9 9702 9169
Polícia Polícia

Jerônimo rechaça “marketing” de facções e reforça rigor na repressão policial

Governador e pronunciou sobre o uso de gestos e sinais por facções criminosas no estado.

08/01/2025 08h24 Atualizada há 5 dias
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação/Internet
Foto: Divulgação/Internet

Ontem (7), em conversa com a imprensa durante a entrega de novas viaturas para departamentos da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou sobre o uso de gestos e sinais por facções criminosas no estado. Sua declaração ocorre após o registro de mortes de jovens que foram confundidos com membros de grupos criminosos por utilizarem certos gestos ao posarem para fotos nas redes sociais.

Ele evitou comentar sobre a possível recomendação dos órgãos de segurança pública para turistas, alertando sobre a proibição de usar gestos e sinais em fotografias. Jerônimo enfatizou que o governo e as forças de segurança não irão dar “visibilidade” para que essas organizações possam fazer “marketing” com a intervenção policial.

“Nesse aspecto de apresentação de sinais e símbolos, não. Temos que ver em que medida essa programação, essa divulgação, não fortalece essas corporações criminosas. Então, nós não daremos visibilidade em qualquer tipo de oportunidade para que eles possam fazer marketing em cima da ação, da intervenção policial. O que nós damos é reforço da polícia para agora, nesse momento, prendê-los de forma rigorosa e entregar à Justiça”, afirmou o governador no Centro de Operações e Inteligência da Segurança (COI), no Centro Administrativo da Bahia.

Jerônimo detalhou as ações realizadas pelas forças policiais durante o verão. “Fizemos uma operação, quando nós lançamos a operação, tanto aqui em Salvador quanto no interior, nós fizemos uma operação conjugada. Envolvemos todas as forças policiais, buscamos envolver as prefeituras municipais com a guarda, porque acaba sendo uma parceria muito forte. Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, todo mundo envolvido, porque eles têm informações que ajudam a Secretaria de Segurança Pública a facilitar naturalmente a sua atuação", disse.

Aumento

Ainda ontem, o governador baiano indicou que a tarifa do metrô de Salvador e Lauro de Freitas deve ser reajustada nos próximos dias. A declaração foi feita poucos dias após a prefeitura da capital baiana aumentar o valor da passagem de ônibus para R$ 5,60.

“Sobre o metrô, é lógico que a gente tem que fazer conta. O Estado hoje assume um passivo relativamente grande sobre o serviço do metrô. Estou marcado com a Sedur [Secretaria de Desenvolvimento Urbano] e com a Casa Civil para poder fazer a avaliação das planilhas. Isso deverá acontecer até sexta. Deverá, sim, ter uma correção na taxa do serviço de metrô”, afirmou.

Na ocasião, o governador também destacou as diferenças entre o sistema de metrô e o transporte coletivo da capital. “O que diferencia do serviço de transporte coletivo de Salvador é a qualidade do serviço e a presença em bairros. Nós tivemos uma perda muito grande de linhas que foram cortadas, suspensas, no sistema público municipal. Isso, inclusive, dificulta a vida do metrô funcionar”, avaliou.

Atualmente, a tarifa do metrô é de R$ 4,10, mas o valor do reajuste ainda não foi confirmado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.