Segunda, 07 de Julho de 2025 11:06
75 9 9702 9169
Educação Educação

Ideb de Feira de Santana está entre os oito melhores do Estado da Bahia

O índice mede o desempenho dos estudantes em exames de larga escala.

15/08/2024 08h36 Atualizada há 11 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A cidade de Feira de Santana está entre os oito melhores do Estado nos números do Ideb 2023, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (14), confirmam que a cidade melhorou nos últimos anos. O índice mede o desempenho dos estudantes em exames de larga escala.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, nos municípios do Portal do Sertão, o Ideb nacional foi de 6,0. Feira de Santana está com 4,4 e está sem sexto lugar. A cidade de Anguera é o primeiro lugar com 6,8. Em segundo lugar está Conceição do Jacuípe (5,2), seguida de Amélia Rodrigues e Conceição da Feira (4,7), Coração de Maria e Santo Estêvão (4,6), Terra Nova, Santa Bárbara e Santanópolis (4,5).

Já nos anos finais a cidade sobre para quinto lugar com 3,5. O primeiro lugar continua com Anguera com 4,8, seguida de Conceição do Jacuípe (4,5), Conceição da Feira, Coração de Maria e Terra Nova (3,9), Irará (3,7) e junto com Santanópolis, Santo Estêvão, Amélia Rodrigues e Teodoro Sampaio (3,5).

A média dos anos iniciais do Estado é de 4,9 e nos anos finais 3,9.

Estado da Bahia

Já a Bahia, em 2023, registrou um índice de 3,7, enquanto em 2021 foi 3,5 e, em 2019, alcançou 3,2, com relação ao desempenho dos colégios de ensino médio estadual. Esse avanço, diz o Governo do Estado, é reflexo de políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de ensino, nos investimentos na ampliação e modernização da estrutura física da rede estadual de ensino, na valorização do seu quadro profissional e no olhar cuidadoso para as necessidades básicas da comunidade escolar.

A redução do abandono escolar de 11,5% (2021) para 5% (estimado) (2023) foi possível graças ao trabalho de busca ativa por estudantes que deixaram de frequentar as aulas e o investimento na assistência estudantil, que vai desde a oferta de transporte escolar seguro, a garantia de boa nutrição, com a oferta de alimentação escolar de qualidade, e o auxílio financeiro, através do Programa Bolsa Presença, para que os estudantes não abandonem a escola em troca de subempregos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.