Segunda, 03 de Novembro de 2025 07:20
75 98160-8722
Geral Candidatos

Candidatos que compartilham fake news na internet poderão responder criminalmente

Candidatos que compartilham fake news na internet poderão responder criminalmente

29/09/2020 14h06 Atualizada há 5 anos
Por:
Candidatos que compartilham fake news na internet poderão responder criminalmente

Boca de Forno News

As notícias falsas estão circulando a todo momento, nos sites, nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. O Brasil vive um boom de fake news desde as últimas eleições no país, gerando uma preocupação a democracia, pois estudos apontam a existência de empresas que atuam especificamente com a divulgação de notícias falsas na internet.

Segundo o coordenador da Delegacia de Polícia Civil em Feira de Santana, Dr. Roberto Leal, a fake news é considerada crimes quando está relacionado ao processo eleitoral, envolvendo políticos, do qual a Polícia, Justiça Eleitoral e outras instituições são responsáveis pela investigação.

"Infelizmente, a prática de fake news é um crime comum. Ultimamente estamos recebendo diversas denúncias de notícias falsas que se enquadram em crimes eleitorais", disse o delegado.

De acordo com ele, a prática de fake news mais comum é a "montagem", quando informações verídicas são difundidas de forma manipulada e atemporal para distorcer a fala, deturpar e/ou denegrir a imagem de determinado político.

Felizmente é possível combater a disseminação de fake news com a apuração dos fatos e pela preferência por fontes que tenham credibilidade da informação.

Informações do radialista Luiz Santos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.