Sexta, 12 de Dezembro de 2025 12:26
75 98160-8722
Cultura 12ª Parada LGBT

Cachoeira realiza 12ª Parada LGBT neste domingo (14)

O evento chega à sua 12ª edição após enfrentar um período de pausa, marcado por dificuldades e pelo impacto emocional do assassinato de Lili

12/12/2025 10h33 Atualizada há 20 minutos
Por: Mayara Nayllanne
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, se prepara para receber, neste domingo (14), a 12ª Parada LGBT, um dos eventos mais importantes do calendário da diversidade no município. A coordenadora do movimento, Mika Caim, participou de entrevista nesta sexta-feira (12) e fez um convite direto à população para ocupar as ruas e celebrar a luta por direitos e respeito.

“Quero convocar toda a população para participar da 12ª Parada LGBT. Será um momento de celebração, união e reafirmação da nossa existência”, afirmou Mika.

O evento chega à sua 12ª edição após enfrentar um período de pausa, marcado por dificuldades e pelo impacto emocional do assassinato de Lili, figura importante do movimento na cidade. Nos últimos três anos, já sob a coordenação de Mika, a Parada vem retomando força e ampliando o diálogo com a sociedade.

“Acredito que o nosso público tem sido de excelência. Depois de tudo o que aconteceu, retomamos o evento com muita força e amor. Este ano a expectativa é de casa cheia”, disse.

Tradicionalmente realizada em outubro, a Parada deste ano foi transferida para dezembro em razão de sobreposições com outros eventos da cidade, como a Flica, além de questões de saúde que afastaram temporariamente Mika das atividades do movimento.

Apesar da edição de 2025 ocorrer em dezembro, a organização pretende retornar ao calendário de outubro nos próximos anos e busca incluir oficialmente a Parada no calendário festivo do município.

“Já vai completar 12 anos dessa luta. Está mais que na hora de o evento integrar o calendário oficial da cidade. É cultura, é resistência, é história”, destacou.

Os preparativos estão avançados: cerca de 90% da estrutura já está pronta. A concentração será às 14h, na Ponta da Cal, seguida pela caminhada às 15h, saindo da Rua da Feira. A Parada contará com trio elétrico para animar o percurso.

Entre as atrações já confirmadas estão:

DJ Cristal

DJ Clay

MC Jaine

Bravo na Voz

A organização ainda mantém algumas atrações em sigilo, devendo divulgá-las até momentos antes do evento.

Embora líderes de movimentos LGBT de outras cidades tenham sido convidados, muitos não poderão estar presentes devido a agendas lotadas com outras paradas que ocorrem simultaneamente em Salvador e região.

Mika destacou ainda um marco importante alcançado em 2025: a realização da primeira Conferência Municipal LGBT de Cachoeira, que deveria já estar em edições mais avançadas. O evento contou com o representante local Elson Alves, vice-coordenador do movimento, que participou das etapas estadual e federal.

“Domingo, todos os caminhos levam à 12ª Parada da Diversidade de Cachoeira. Vamos juntos construir um evento histórico”, reforçou Mika.

A Parada LGBT de Cachoeira é um momento de celebração, resistência e afirmação da diversidade no Recôncavo Baiano, renovando o compromisso com igualdade, respeito e visibilidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.