Sábado, 13 de Dezembro de 2025 00:07
75 98160-8722
Política Diálogo

Retirada de sanções a Moraes é fruto de diálogo entre Lula e Trump, avalia Planalto

A suspensão das sanções era considerada fundamental por Lula

12/12/2025 18h38
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Palácio do Planalto avalia que a retirada pelos Estados Unidos das sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é fruto do diálogo estabelecido desde setembro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

De acordo com integrantes do governo que acompanharam as negociações, desde o começo, o brasileiro colocou ao colega americano como ponto essencial que Moraes e sua mulher, Viviane Barci de Moraes, deixassem de ser enquadrados na Lei Magnitsky.

A suspensão das sanções era considerada fundamental por Lula. Na última conversa por telefone entre os dois chefes de estado, no dia 2, o brasileiro pediu diretamente que as sanções da Magnitsky contra Moraes fossem suspensas. De acordo com auxiliares, Trump concordou e se comprometeu a revogá-las.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.