Sexta, 05 de Dezembro de 2025 13:14
75 98160-8722
Geral Sexo e Bem-Estar:

Como a atividade sexual fortalece corpo, mente e relacionamentos

Embora todos esses benefícios sejam desejáveis não é certo que a relação sexual traga sempre essas vantagens.

05/12/2025 10h42
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A relação sexual é uma experiência física e emocional que traz vários benefícios. A atividade sexual é um tipo de exercício físico e, por isso, é boa para o condicionamento e saúde do corpo. O sono após a relação é geralmente profundo e reparador, fortalecendo a imunidade e fazendo bem à saúde. O bem-estar e o humor também melhoram com o sexo e a intimidade e a emoção ajudam a formar e manter um vínculo forte entre o casal. Esse vínculo, por sua vez, auxilia na comunicação e na confiança, o que fortalece a parceria e o relacionamento. Outras vantagens são a redução do estresse, a ansiedade e a tensão.

Embora todos esses benefícios sejam desejáveis não é certo que a relação sexual traga sempre essas vantagens. Para isso, é importante que o ato sexual seja consensual e respeitoso e que as partes envolvidas tenham os cuidados de higiene e prevenção de doenças.

Os efeitos da relação sexual no sistema imunológico ainda são pouco estudados, mas a relação sexual pode proteger contra resfriados e gripes. Isso ocorre porque um ato sexual regular e seguro fortalece as defesas contra infecções. Com a experiência de casais que praticam o sexo uma ou mais vezes por semana, foram analisados os níveis da secretória de imunoglobulina A (IgA), o anticorpo que serve como a primeira linha de defesa do nosso corpo. O que se observou foi que os indivíduos que se abstiveram da prática sexual estavam com a produção muito mais baixa do que aqueles que faziam sexo pelo menos uma vez na semana.

É como se a prática sexual funcionasse como uma vacina, pois a carga viral do tipo 1 de herpes, que provoca o herpes labial, foi mais baixa nos indivíduos que faziam sexo. Os pesquisadores acreditam que uma das explicações poderia estar na liberação de adrenalina, que tem ação anti-inflamatória, contribuindo para o organismo ter uma carga viral menor.

A atividade sexual entre duas pessoas pode proporcionar uma sensação de bem-estar e prazer natural. Durante esse momento, o corpo libera endorfinas e ocitocinas, que estimulam o prazer e a felicidade. Além disso, essas substâncias oferecem uma sensação de relaxamento. Esse estado de euforia e leveza após o ato sexual é conhecido por muitos como "sensação de pós-sexo".

O ato de ter relações íntimas também ajudam a aliviar as tensões do dia a dia. Durante o sexo, o corpo libera substâncias naturais que causam sensação de prazer e bem-estar. O organismo se prepara para o sono e fica menos ansioso e estressado. Essa sensação dura até depois da relação. Além disso, o ato sexual é um momento de descontração e diversão. Se realizado em um ambiente seguro e acolhedor, o sexo ajuda a esquecer problemas e preocupações e pode ser visto como um momento de pausa para curtir um pouco a vida.

Cerca de 25% dos homens e 20% das mulheres afirmam que o sexo é uma forma de relaxar. Durante a relação sexual, a pressão sanguínea e a frequência cardíaca aumentam. Porém, após o sexo, ocorrem uma diminuição dessas taxas, causando relaxamento e proporcionando um sono profundo e reparador. As pesquisas mostram que o sexo é um dos melhores métodos de aliviar o estresse.

O sexo é uma atividade prazerosa que traz vários benefícios. Por isso, ter relações sexuais é uma ótima ideia, especialmente se houver um bom relacionamento entre as pessoas envolvidas. A prática pode ajudar a manter a saúde física e emocional em dia. Embora seja considerado um exercício físico, muitos não o veem dessa forma. A verdade é que realizar atividade sexual pode queimar calorias, melhorar o condicionamento físico e até fortalecer o sistema imunológico.

Além de tudo isso, o sexo traz uma sensação de bem-estar e ajuda a melhorar o humor. Em momentos de estresse ou decepção, aumentar a frequência das relações pode ser uma boa estratégia para aproveitar melhor a vida. Ter relações sexuais faz com que se sintam mais próximos da outra pessoa, o que aumenta a confiança e a parceria dentro da relação. Muitos casais não chegam a ter essa proximidade, mas, se forem abertos para conversar sobre a vida sexual, o prazer e a comunicação podem se intensificar.

Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.