Sábado, 19 de Julho de 2025 23:36
75 9 9702 9169
Geral Pets

Médico veterinário explica como deve ser o tratamento dos pets nesse frio

Erivaldo Nogueira ressalta que os animais não são como os seres humanos, portanto o tratamento deve ser diferente.

19/07/2025 20h00
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Shutterstock / Alto Astral
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Estamos no inverno e tem feito muito frio. O médico veterinário Erivaldo Nogueira falou sobre os cuidados com os pets nesse período. Segundo ele, os animais de companhia, em sua maioria, são mamíferos. Quando chega na época de frio são como as pessoas. “Eles sentem frio e como as pessoas eles querem ficar dentro de casa e se agasalhar um pouco mais. Eles também têm doenças, principalmente do aparelho respiratório. Gripes, pneumonias, asma, riscos de desenvolver doenças da traqueia, rinites. Isso é comum nessa época do ano”. 

A sugestão é agasalhar para melhorar a frieza. “Ventos de aparelhos de ar condicionado nesse período são perigosos tanto para os seres humanos como também para os animais. É preciso amenizar o frio, apesar de alguns animais ter um controle térmico melhor que o nosso por causa da sua gordura. Não é para agasalhar demais também. O cão, por exemplo, tem um ótimo controle térmico”.

Não há necessidade de evitar a tosa nesse período. “Para o clima que temos aqui na Bahia não há problema maior, mas normalmente nas zonas mais frias do país, não é aconselhável fazer a tosa”. Ele aconselha ainda manter as vacinas do animal todas em dia, principalmente à para gripe e a polivalente, porque a cinomose se propaga muito nessa época do ano de um cão para o outro. “Deixar o seu cão protegido através da vacinação e agasalha-lo, não deixando-o em locais que ele fique molhado o tempo todo”. 

Outro fator comum nessa época do ano são as doenças degenerativas. Como no ser humano, os animais também tem. “Animais com artrose, artrite, bico de papagaio, hernia de disco, quando chega nessa época, suas articulações, lubrificadas pelo líquido sinovial, que ficam modificadas pela ação do tempo, fazem com que no frio eles sofrem mais e sentem mais. Se proteger disso também”. 

Ao escolher a raça do animal, a pessoa tem que observar qual raça deve trazer para aquele clima, ressalta o médico. “Um animal como o husk siberiano, que vem da Sibéria, local que é gelo o tempo inteiro e não tem calor, e você traz para criar no Nordeste, o animal sofre. Ele se adapta, mas não é um animal com uma estrutura corporal apropriada para aquele clima e o faz sofrer”. Para o Nordeste, o melhor são animais com pelos mais curtos. Animais com pelos mais robustos são para o clima frio. 

Banhos nesse período de frio para gatos é bom evitar. “Gatos são animais limpos e faz bem a sua higiene. É bom evitar banhos nessa época do ano. Diminuir essa frequência de banho é importante. Para o cachorro, aquele que já está acostumado a tomar, pode, mas o banho quente em cães e gatos não é saudável porque a pele deles não são iguais a pele humana. São tecidos diferentes e precisamos olhar por esse aspecto”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.