Boca de Forno News
Pelo quarto ano consecutivo, a Bahia não atingiu a meta de cobertura de 95% de nenhuma das nove vacinas obrigatórias para crianças de até um ano de idade. A informação foi confirmada pelo Programa Estadual de Imunização, na última quarta-feira (9). Por causa da situação, especialistas cobram dos pais o cumprimento da vacinação, que é um direito previsto em lei.
Seguindo a média estadual e nacional, Feira de Santana também ficou abaixo da meta. As principais vacinas que não atingiram o índice são: Rotavírus, Hepatite, Penta e Menigite.
De acordo com Simone Neres, coordenadora do Programa de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o crescente aumento de movimentos contra a vacinação pode ter influenciado na queda dos números.
"Além da pandemia, existe alguns grupos 'anti-vacinas' que são mobilizados contra o Ministério da Saúde para que as pessoas não se vacinem", disse.
A vacinação é um direito. O parágrafo 1º do artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
"Apelamos para que a população possa se vacinar afim de evitar doenças", pede Simone Neres.
Informações do repórter Reginaldo Lima
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 31°
Tempo limpo