Sexta, 19 de Dezembro de 2025 17:16
75 98160-8722
Geral Mídias sociais

O papel das mídias sociais no mundo moderno

Mídias sociais ajudam a eliminar distâncias, fazem o bem e são usadas para o bem

19/12/2025 14h50
Por: Mayara Nayllanne
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

As mídias sociais têm um papel importante no mundo moderno de diversas formas. Os usuários podem enviar mensagens sobre qualquer assunto, em diferentes formatos (texto, imagem, vídeo, etc.), interagir com o conteúdo por meio de ações como comentar ou curtir e seguir pessoas ou páginas. As mensagens são exibidas nas contas dos usuários conforme algoritmos simples. Ao lado do compartilhamento de notícias, a participação na criação e o poder de alcance tornam as mídias sociais diferentes das mídias tradicionais.

Estas mídias são plataformas digitais que permitem criar e compartilhar mensagens e conteúdos em diversos formatos, que são vistos e comentados por outros usuários. O uso interativo dessas plataformas transforma-as em redes sociais, cujos algoritmos simples apresentam os conteúdos mais populares. As mídias sociais diferenciam-se das mídias tradicionais por não serem apenas canais de distribuição; o usuário é também receptor, criador e editor. Elas são muito populares entre jovens e adultos, e seus principais serviços são o compartilhamento, o comentário, o “curtir”, o “seguir” e a criação de conteúdo.

Elas permitem a comunicação instantânea com amigos, o acesso a informações sobre qualquer assunto, a mobilização de grupos em torno de causas, o suporte a pessoas que passam por dificuldades e a troca de aprendizagens entre especialistas e leigos. Mídias sociais ajudam a eliminar distâncias, fazem o bem e são usadas para o bem. O uso para fins positivos aparece na educação, no empoderamento de grupos antes oprimidos, na colaboração em projetos de pesquisa sobre temas variados e na resposta à COVID-19, por exemplo. Esses efeitos também se mostram na inclusão de pessoas e no gerenciamento de crises.

As redes sociais trazem uma série de benefícios. Elas favorecem a comunicação rápida, possibilitando interações instantâneas entre pessoas que estão longe e que podem estar se comunicando em tempo real, facilitam o acesso a informações e conectam comunidades que compartilham dos mesmos interesses.

Além disso, as redes sociais podem mobilizar milhares de pessoas em torno de um mesmo assunto, dando força aos movimentos sociais e colaborando para a criação de um espaço de apoio e de solidariedade no enfrentamento de problemas como a violência, as desigualdades sociais, a fome ou os desastres naturais em uma determinada região. Também oferecem um local de aprendizado, possibilitando que as pessoas se conectem a especialistas e a instituições de ensino.

Um exemplo da utilização das redes sociais de forma positiva é a doação de recursos e de produtos para a reconstrução das áreas afetadas por desastres naturais, como o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Outro ponto importante é como as redes sociais estão transformando a educação, promovendo a troca de experiências e de conteúdos em diferentes áreas do conhecimento e permitindo que pessoas de diferentes origens, localidades e culturas possam se ajudar.

As redes sociais também são utilizadas para o empoderamento de grupos antes marginalizados e que, ao se unirem, são capazes de promover mudanças sociais e políticas. No caso de países em desenvolvimento, esta ferramenta se mostram como importantes aliadas em momentos de crise, já que permitem a comunicação rápida de informações, a organização e a mobilização da população durante desastres e até mesmo a coleta de doações.

As mídias sociais revolucionaram a comunicação e a troca de informações ao redor do mundo. De um lado, possibilitaram uma comunicação instantânea, conexão entre pessoas e comunidades, mobilização de apoio e acesso a informações de diversos temas de maneira rápida e ampla. Do outro, apresentaram riscos e desafios como a desinformação, a pressão social, a privacidade dos dados ou a saúde mental. Mesmo com esses desafios, a comunicação digital faz parte da vida de milhões de pessoas e deve ser considerada como um canal importante também no relacionamento de marcas e consumidores.

Alberto Peixoto 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.