Quinta, 11 de Setembro de 2025 13:23
75 9 9702 9169
Geral Entenda

Entenda por que os preços dos alimentos estão subindo nas prateleiras dos supermercados

Entenda por que os preços dos alimentos estão subindo nas prateleiras dos supermercados

11/09/2020 11h52 Atualizada há 5 anos
Por:
Entenda por que os preços dos alimentos estão subindo nas prateleiras dos supermercados

Boca de Forno News

Os consumidores vêm percebendo que alimentos como o arroz, óleo de soja, leite e a carne estão mais caros nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais. A alta no preço desses e de outros produtos, é um comportamento do mercado, estando relacionado a uma série de fatores, entre eles, entressafra, alta do dólar,crescimento das exportações, estoque abaixo do esperado e aumento do consumo interno.

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Allan Silveira, ressalta que a tendência é de queda a partir de outubro deste ano quando deverá haver mais oferta dos produtos no mercado. "A lei da oferta e da procura foi o que ocasionou os preços altos", esclarece.

Ele diz ainda que a pandemia do Coronavírus corroborou para o fenômeno, uma vez que a população aumentou o consumo de arroz, por exemplo. Ontem (10), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o auxílio emergencial teve um importante papel para a escassez do grão, haja vista o maior poder econômico dos brasileiros.

Em linhas simples, ele justifica a alta nos preços pelo número de exportações, entressafra, a alta do dólar, a diminuição da oferta e o aumento da procura. O momento atual também deve ser levado em consideração, já que, com o isolamento social, as famílias têm ficado mais em casa, resultando em um consumo maior dos alimentos considerados de primeira necessidade. Como consequência, o preço aumenta no mercado interno.

Os mesmos fatores também são válidos para a disparada do feijão e óleo de soja. "Esta é uma situação de mercado", justifica o superintendente da CONAB.

Informações do radialista Luiz Santos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.