A vitória de Zohran Mamdani nesta terça-feira (4), novo prefeito eleito da cidade de Nova York nos Estados Unidos e terra natal do presidente Donald Trump, reflete as atuais mudanças do eleitorado americano.
Mamdani, aos 34 anos, é o primeiro muçulmano a comandar a grande cidade. Nascido na África Oriental de mãe indiana e pai ugandês, ele encarou a disputa eleitoral pelo Partido Democrata com resistência das lideranças e sendo pouco conhecido pela população.
Desde o início da campanha, se apresentou como um forte opositor ao governo do atual presidente e defensor de uma política democrática de redução de custo de vida com planos para congelamento do aluguel, gratuidade dos ônibus municipais e o acesso universal a creches, além de se autodeclarar socialista. Apesar disso, ele se mostrou atento a questões econômicas prioritárias para os eleitores que estavam afastados do partido.
Com popularidade nas redes sociais e uma linguagem próxima à juventude, Mamdani se destacou ao defender a Palestina e criticar às ações de Israel na Faixa de Gaza. Ele criticou a elite empresarial de Nova York e desafiou os concorrentes mais consolidados com o apoio de fortes instituições.
O ex-governador Andrew Cuomo, concorreu de forma independente e tinha o apoio do atual prefeito Eric Adams - antigo rival - e do presidente Donald Trump, mesmo tendo o republicano Curtis Sliwa na disputa pela prefeitura da “Big Apple”. Ambos candidatos se apresentavam pró-empresas e alinhados politicamente sobre determinados assuntos do poder público.
Trump tentou interferir na disputa eleitoral e criticou Mamdani ao chamá-lo de de “comunista” e “radical”, além de ameaçar cortar os recursos federais destinados à cidade de Nova York. Ao declarar apoio a Cuomo, o presidente disse que preferia “um democrata com histórico de sucesso vencer do que um comunista sem experiência e com histórico de fracasso total”. Segundo ele, a derrota dos republicanos aconteceu porque ele não estava nas urnas e por conta da paralisação no governo.
Apesar disso, Zohran manteve o ritmo e se destacou liderando as pesquisas. O novo rosto do Partido Democrata, apoiado pelo ex-presidente Barack Obama e o senador senador Bernie Sanders, ainda precisa se consolidar para grande parte dos americanos e fortalecer relações com grandes nomes da política nacional.
Durante seu discurso de vitória, Mamdani declarou que “se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o elegeu". Ele também afirmou que a vitória é para todos os nova-iorquinos, de taxistas a cozinheiros; e que será uma “nova era”.
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



