Detentos fogem do Conjunto Penal de Feira de Santana — Foto: Carlos Valadares
O delegado responsável por investigar a fuga de três detentos no Conjunto Penal de Feira de Santana, João Uzzum, revelou que a cela onde os internos estava tinha um defeito na grade. Os presos escaparam na manhã de terça-feira (21) e ainda são procurados.
"Nos dirigimos até o Complexo Penitenciário de Feira de Santana, onde, juntamente com o Departamento de Política Técnica foi realizado uma perícia. Verificou-se um problema na grade da cela do Pavilhão 10, onde ocorreu essa fuga", disse o delegado, em entrevista à TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região.
O delegado pontuou ainda que a perícia deve determinar se o defeito na grade foi causado por falta de manutenção ou por um arrombamento realizado pelos próprios fugitivos.
Ainda segundo ele, após sair da cela, o trio utilizou uma corda feita com lençóis (chamada de Teresa) para subir o muro do pavilhão e chegar área externa.
"Pularam para a área externa, onde tem uma cerca. [Depois], pularam essa cerca que deu acesso a toda a área do presídio, onde tem um muro. [Em seguida], eles subiram esse segundo muro, onde havia uma guarita, que estava vazia", relata.
Após alcançar o segundo muro, o trio de fugitivos pulou uma última cerca e conseguiu acesso a via pública. O caso ainda é investigado pela PC, que está ouvindo policiais penais e outros detentos. A corporação busca também imagens de câmeras de segurança para averiguar se os presos receberam ajuda para escapar.
"É importante destacar que no interior do pavilhão não existem câmeras. A gente acredita que essa fuga aconteceu entre 1h30 e 3h", disse o delegado.
Fuga foi notada durante conferência padrão nas celas
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a fuga foi percebida por volta das 8h30, durante o procedimento de conferência. Os agentes penais constataram que a grade da cela 29, localizada no Pavilhão 10 da unidade, havia sido violada.
Após a verificação, foi identificada a ausência de três detentos. São eles:
- Daniel Costa Lima, de 26 anos;
- Lucas Conceição dos Santos, de 25 anos;
- Paulo Ricardo Santos da Silva, de 24 anos.
Fugitivos foram identificados como Daniel Costa Lima, Lucas Conceição dos Santos e Paulo Ricardo Santos da Silva — Foto: Redes Sociais
Eles são considerados perigosos pela polícia. Os três foram condenados: dois por homicídio e um por furto qualificado.
Ainda segundo a secretaria, um policial penal acionou imediatamente a equipe de segurança, e a direção do presídio adotou todas as medidas legais cabíveis. O órgão informou também que colabora com as forças de segurança pública nas buscas pelos fugitivos.
Em nota, a Polícia Civil informou que trabalha junto com as polícias Militar e Técnica para recapturar os detentos.
Guarnições da Polícia Militar foram acionadas, para realizar o cerco e as buscas na região. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado para realizar perícias e levantamentos no local.
Mín. 18° Máx. 22°
Mín. 17° Máx. 23°
ChuvaMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas