Uma falha nos servidores da Amazon Web Services (AWS) causou uma onda de instabilidades nesta segunda-feira (20), derrubando ou afetando o funcionamento de serviços online em várias partes do mundo. Do entretenimento ao setor financeiro, milhões de pessoas enfrentaram dificuldades para acessar aplicativos e plataformas que fazem parte da rotina digital.
A instabilidade começou nas primeiras horas do dia e, segundo a própria AWS, foi identificada na região US-EAST-1 — uma das principais zonas de operação da empresa nos Estados Unidos. A empresa informou que está trabalhando para resolver o problema, mas não deu um prazo para normalização total dos serviços.
No Brasil e em outras partes do mundo, diversos serviços populares apresentaram falhas. Aplicativos de entretenimento, jogos online, streaming, assistentes virtuais e plataformas de comércio eletrônico estiveram entre os mais afetados. Usuários relataram problemas de acesso em ferramentas como Fortnite, Canva, Snapchat, Prime Video e Alexa.
A lista de empresas impactadas é extensa. A startup de inteligência artificial Perplexity, por exemplo, ficou fora do ar por conta da falha. A corretora de criptomoedas Coinbase, o aplicativo de investimentos Robinhood e o mensageiro Signal também relataram instabilidade. Até o aplicativo de transporte Lyft, concorrente do Uber nos Estados Unidos, enfrentou problemas.
Como uma das maiores provedoras de infraestrutura digital do mundo, a AWS é a espinha dorsal de milhares de sistemas que funcionam pela internet. Quando algo falha por lá, o efeito em cascata é inevitável — e foi exatamente isso que aconteceu nesta segunda.
Até a publicação desta matéria, a Amazon ainda não havia divulgado detalhes sobre a origem exata da falha, nem informado quando todos os serviços devem voltar ao normal.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 20°
ChuvaMín. 17° Máx. 20°
Chuva