Terça, 30 de Setembro de 2025 14:08
75 9 9702 9169
Polícia Vereador é preso

Vereador é preso por lavar bilhões do tráfico em posto de gasolina

Ailton Leal foi preso na última semana

30/09/2025 10h11
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

Ailton Leal (PT), vereador em Santo Estêvão, foi preso na última quarta-feira (24) suspeito de envolvimento em esquema bilionário de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Segundo as investigações, ele era responsável por administrar um posto de gasolina para movimentar os valores de origem ilegal.

A Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) conduz a Operação Anátema, que realizou ações em Feira de Santana, Santo Estêvão, Jaguarari, além de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Policiais cumpriram sete mandados de prisão temporária e prenderam três pessoas em flagrante.

Os agentes também apreenderam cinco armas de fogo, uma arma artesanal, 10 carros, duas motos, mais de R$ 20 mil em espécie, joias, eletrônicos e documentos. A Justiça determinou o bloqueio de bens, imóveis e contas bancárias ligadas ao grupo.

A investigação foi iniciada em 2023 e revelou que empresas de fachada, além de contas de terceiros, eram usadas para ocultar os recursos ilícitos. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), há indícios de sonegação fiscal, que serão apurados após análise técnica.

Segundo a polícia, o parlamentar é irmão de Sidnei Leal Araújo, o “Piá”, ex-membro da facção Bonde do Maluco (BDM), morto em confronto com a polícia em 2017. Ele também era conhecido como “Barão do Pó”, assassino e assaltante de banco. Ailton teria herdado o posto de gasolina após a morte do irmão.

A ação policial foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, em conjunto com a Sefaz e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) diz que “acompanha com atenção os desdobramentos da Operação Anátema” e que vai abrir processo no Conselho de Ética do partido contra o vereador, além da suspensão preventiva da filiação de Ailton.

Leia a nota na íntegra:

O Partido dos Trabalhadores da Bahia acompanha com atenção os desdobramentos da Operação Anátema e o caso citado; e reafirma seu compromisso com a ética, a legalidade e a transparência na vida pública. Diante das informações divulgadas, o PT Bahia decidiu pela abertura imediata de processo no Conselho de Ética do partido e determinou a suspensão preventiva da filiação do vereador até a conclusão do processo. O partido destaca a atuação da Polícia Civil da Bahia e da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado no combate ao crime organizado e reitera sua confiança nas instituições responsáveis pelas investigações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.