Dois homens e uma mulher suspeitos de aplicar golpes financeiros contra idosos no município de Serrinha, a cerca de 170 km de Salvador, foram presos pela Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (19). A ação, batizada de Operação Falso Crédito, foi deflagrada pela Delegacia Territorial da cidade, com apoio da 15ª Coorpin e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Sisal).
Segundo as investigações, o casal administrava uma loja de empréstimos consignados e convencia beneficiários do INSS a contratar os serviços. O dinheiro caía nas contas das vítimas, mas era rapidamente desviado por meio de transferências fracionadas para contas pessoais de um terceiro envolvido.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo possuía mais de 200 contas bancárias em seus nomes, que já foram bloqueadas pela Justiça. O prejuízo estimado até agora é de cerca de R$ 100 mil, em golpes aplicados contra, pelo menos, 10 idosos.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram 61 folhas de cheque, que somavam quase R$ 95 mil ainda não descontados. Também foram apreendidos dinheiro em espécie, em real e dólar, além de 24 cartões bancários, documentos da empresa e cópias de documentos pessoais de vítimas.
O material foi recolhido em um estabelecimento comercial no Loteamento São Roque 2 e em uma residência no bairro Cidade Nova, em Serrinha.
O trio foi levado para a delegacia, passou por exame de corpo de delito e segue preso, à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos na fraude.
A Polícia Civil orienta que pessoas que tenham sido vítimas do esquema procurem a unidade policial de Serrinha para registrar ocorrência e colaborar com o inquérito.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 29°
Tempo nublado