Major Luciano - Foto: Gilliard José
O coronel da Polícia Militar Lucas Miguel Palma, comandante do Comando de Policiamento Regional Recôncavo (CPR-Recôncavo), fez uma avaliação do trabalho da 20ª CIPM, comandada pelo Major Luciano Nascimento Silva. Segundo ele, o propósito era de se apresentar a tropa, já que recentemente assumiu o cargo de comandante, e saiu satisfeito com as boas notícias que teve em relação a conduta da tropa que compõe essa companhia.
“São pessoas dedicadas, que vem trabalhando de forma ordeira e apresentando os resultados que a sociedade precisa. Vamos continuar alinhando entendimentos com os diversos segmentos da sociedade e poder produzir melhor em favor da sociedade”. A promoção desses encontros vem para trocando ideias, alinhando pensamentos porque quando cada um faz o seu papel a sociedade é quem sai ganhando.
Recém chegado a cidade, major Luciano tem pouco mais de seis meses a frente da 20ª CIPM. Coronel Lucas diz que tem certeza que ele fará um bom trabalho a frente da Companhia. “Já nos conhecemos há décadas, trabalhamos próximos em algum momento e estamos próximos de novo. Ele é dedicado, capaz, preparado, seu histórico favorece a sua caminhada e eu tenho certeza Santo Amaro está muito bem servida na condução do policiamento ostensivo”.
Foto: Gilliard José
Para coronel Lucas, se a sociedade estiver estruturada, conhecendo seus direitos, com orientação especifica, com a família que ampara seus filhos, com a escola que orienta de forma devida aos seus jovens, se tem uma estrutura de município favorável e que sabe que as regras devem ser cumpridas na íntegra, o crime não vai prosperar. “Para entender o que eu estou pensando, basta entender a lei. Se você tem um compromisso e ele está previsto em lei, é aquilo que eu vou querer que você cumpra para colaborar com a ordem dentro da região”.
Não existe a convivência em sociedade que não seja estabelecida através de normas, ressalta. “Às vezes são normas mais sutis e outros são mais dura, que leva a prisão. E normas são normas e devem ser cumpridas. Peço que a população colabore com a ação do estado, cumprindo a sua obrigação, andando da forma devida, no trânsito principalmente, usando o capacete de forma correta para evitar que fiquem sequeladas e tragam prejuízos para a sua família e sociedade”, diz.
Juiz Abraão Barreto - Foto: Gilliard José
O juiz de direito da comarca de Santo Amaro da Purificação Abraão Barreto falou sobre o evento realizado pela Polícia Militar. Ele afirmou que o balanço do evento é positivo e ressaltou a importância das instituições se encontrarem para se ouvirem e expor o trabalho e conquistas realizadas. “É um momento de grandeza para a sociedade essa parceria”.
Para o juiz, a segurança pública é responsabilidade de todos os poderes. “Para que possamos garantir leis e ordem e a Prefeitura garantindo serviços como saúde, educação e segurança através da Guarda Municipal e no trânsito, o Ministério Público que analisa as provas e oferece denúncia e o Judiciário que vai julgar os processos. Tudo em busca do cumprimento das leis e da pacificação social”.
Foto: Gilliard José
O que mais dá trabalho ao Poder Judiciário em Santo Amaro é a violência doméstica. “Esse ano, observamos uma queda nas taxas de homicídio na cidade e a quantidade confrontos. Isso impacta positivamente no Judiciário. Temos uma grande quantidade de audiências aguardando autorização. Outros aspectos como crimes contra o patrimônio. É a violência doméstica o maior volume de ações atuais, que são as medidas protetivas em proteção das mulheres. Em relação ao período anterior, está havendo também uma redução na violência doméstica e lutaremos para que ela seja maior”, finaliza.
Com informções do repórter Glliard José
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas