A imprensa internacional repercutiu a operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira, 18. Nos principais jornais do mundo, houve o destaque de que os mandados, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram justificados sob o “risco de fuga” do réu, que responde a uma ação penal por tentativa de golpe de Estado e, com as medidas restritivas, passará a ser monitorado pela Justiça com o uso de uma tornozeleira eletrônica.
A imprensa global também relacionou o caso como uma escalada nas tensões entre Brasil e Estados Unidos. Desde o dia 7 de julho, o presidente norte-americano, Donald Trump, tem atacado o processo contra Bolsonaro na Justiça brasileira e defendendo o aliado do que chama de “caça às bruxas”. A defesa do ex-presidente embasou o anúncio de tarifas de 50% a produtos do Brasil.
“Bolsonaro é obrigado a usar tornozeleira eletrônica, acirrando rivalidade do Brasil com Trump”, destacou a manchete do jornal americano The New York Times. Segundo a publicação, a autorização de Moraes para a operação da PF representa uma “acentuada e repentina escalada” das tensões entre autoridades brasileiras e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que manifesta desaprovação ao processo judicial contra Bolsonaro por tentativa de golpe, qualificando a ação penal contra o aliado uma “coisa terrível” e “caça às bruxas”. “Os temores de que Bolsonaro possa fugir para o exterior se intensificaram nos últimos dias”, observou o britânico The Guardian, citando o anúncio de tarifas de 50% a produtos brasileiros.
O jornal pontuou que a operação da PF ocorreu horas depois de uma carta pública de Trump a Bolsonaro. “Se a guerra comercial de Trump, motivada por fins políticos, foi planejada para ajudar os Bolsonaros, parece que o tiro saiu pela culatra”, disse a reportagem do jornal do Reino Unido.
O El País, da Espanha, destacou que os mandados foram autorizados sob o “risco de fuga” do réu. “Sob uma tensão que aumentava a cada dia, o juiz Alexandre de Moraes, que relata o processo, decidiu adiantar-se à possibilidade de que Bolsonaro pedisse asilo a Trump e se refugiasse na Embaixada dos Estados Unidos”, afirmou a reportagem do jornal espanhol.
No mesmo sentido, a agência de notícias Euronews, que cobre assuntos do continente europeu, afirmou que a decisão do ministro do STF ocorreu “na sequência de provas que apontavam para uma tentativa de fuga” do ex-presidente. O jornal La Nación, da Argentina, destacou que, com as medidas restritivas, Bolsonaro passará a estar monitorado pela Justiça em tempo integral.
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



