O governo federal anunciou nesta terça-feira (24) uma nova medida que pode ampliar o acesso da população a exames e consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de uma portaria que será publicada nesta quarta (25) no Diário Oficial da União (DOU), hospitais privados e filantrópicos poderão prestar serviços ao SUS para abater dívidas com a União ou gerar créditos tributários.
A proposta foi detalhada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, a ideia é permitir que a rede privada atenda gratuitamente os pacientes do SUS em troca de descontos em dívidas fiscais — ou, no caso de instituições adimplentes, transformando os atendimentos em créditos que poderão ser usados futuramente para quitar tributos.
A expectativa do Ministério da Saúde é de que a medida comece a valer em agosto, com os descontos efetivos sendo aplicados a partir de 2026. O limite total estimado é de R$ 2 bilhões em dívidas abatidas ou créditos gerados.
Com a nova política, o governo espera viabilizar até 4,6 milhões de consultas e 9,4 milhões de exames por ano, ampliando a oferta de atendimentos especializados em regiões onde há estrutura privada, mas escassez de serviços públicos.
“Estamos criando mecanismos que permitam que, onde estejam os médicos e os equipamentos, a gente leve os pacientes do SUS. É oferecer um arranjo que hoje só existe para quem tem plano de saúde ou pode pagar por uma cirurgia ou consulta especializada”, afirmou Padilha.
documentos perdidops Documentos bancários de clientes do Banco do Brasil são encontrados expostos em Madre de Deus
Irritação Governo vai atuar para impedir lançamento de “Bet da Caixa”
Intoxicação Brasil registra dez mortes por intoxicação com metanol; total de casos chega a 53
Uso de internet Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
Alerta Idosos são alvos preferidos para golpes pela internet
Reforma de casa Veja o que é preciso para entrar no programa do governo de crédito para reforma da casa 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



