O Brasil voltou a registrar redução no número de nascimentos em 2024, mantendo uma tendência de queda que já dura seis anos. Os dados fazem parte das Estatísticas do Registro Civil divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10) e mostram um ritmo acelerado de desaceleração na natalidade.
De acordo com o levantamento, até o primeiro trimestre de 2025 foram contabilizados 2,37 milhões de nascimentos registrados ao longo de 2024. O volume representa 146,3 mil crianças a menos em comparação com 2023, o que equivale a uma retração de 5,8%. Quando comparado ao período pré-pandemia — a média anual de 2015 a 2019 — a queda é ainda mais expressiva, chegando a 17,1%.
O IBGE atribui o resultado à combinação entre o declínio histórico da fecundidade no país e os efeitos prolongados da pandemia de Covid-19. O impacto inclui desde a decisão de adiar a maternidade até mudanças nas condições econômicas e no planejamento familiar, fatores que vêm influenciando diretamente o comportamento reprodutivo da população brasileira.
Cancelou Moraes cancela pronunciamento convocado após decisões de Fachin em meio à crise no STF
Greve Caixa entra em greve e Banco do Brasil em paralisação parcial nesta quinta-feira (10)
Coletiva de imprensa Moraes convoca imprensa para pronunciamento no plenário da 1ª turma
Filme Dark Horse: caso aumenta temor em aliados de Flávio Bolsonaro com STF
Eleições 2026 Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula e Flávio Bolsonaro empatados em 46% no cenário de segundo turno
Decisão Dino determina retorno de diretor-geral e chefe de Inteligência da PF 
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 32°
Tempo nublado


