O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou neste domingo (8) a interceptação do navio Madeleine, que transporta ativistas e suprimentos humanitários para Gaza. Entre os tripulantes estão a ativista Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e o ator irlandês Liam Cunningham. Israel pretende escoltar o barco até o porto de Ashdod e deportar a tripulação, alegando que a ação visa impedir o Hamas de receber apoio.
A embarcação, operada pela Flotilha da Liberdade, partiu da Itália em 6 de junho e transporta alimentos e medicamentos. Em vídeo, Ávila afirmou que o bloqueio israelense é ilegal e citou decisões da Organização das Nações Unidas (ONU) que garantem o direito da ajuda humanitária chegar a Gaza. Ele criticou Israel, acusando-o de cometer crimes de guerra contra os palestinos.
Israel está em guerra com o Hamas desde outubro de 2023, após um ataque do grupo que resultou em mais de 1.200 mortos e 251 reféns israelenses. Desde então, mais de 54 mil palestinos morreram, a maioria mulheres e crianças, enquanto Gaza sofre com um bloqueio severo.
Em meio a isso, Israel autorizou novos assentamentos na Cisjordânia, considerados ilegais pelo direito internacional. A ONU alertou sobre a fome em Gaza, e os EUA vetaram um cessar-fogo no Conselho de Segurança, enquanto o Hamas ofereceu entregar o controle de Gaza se a ofensiva for encerrada.
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



