O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou neste domingo (8) a interceptação do navio Madeleine, que transporta ativistas e suprimentos humanitários para Gaza. Entre os tripulantes estão a ativista Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e o ator irlandês Liam Cunningham. Israel pretende escoltar o barco até o porto de Ashdod e deportar a tripulação, alegando que a ação visa impedir o Hamas de receber apoio.
A embarcação, operada pela Flotilha da Liberdade, partiu da Itália em 6 de junho e transporta alimentos e medicamentos. Em vídeo, Ávila afirmou que o bloqueio israelense é ilegal e citou decisões da Organização das Nações Unidas (ONU) que garantem o direito da ajuda humanitária chegar a Gaza. Ele criticou Israel, acusando-o de cometer crimes de guerra contra os palestinos.
Israel está em guerra com o Hamas desde outubro de 2023, após um ataque do grupo que resultou em mais de 1.200 mortos e 251 reféns israelenses. Desde então, mais de 54 mil palestinos morreram, a maioria mulheres e crianças, enquanto Gaza sofre com um bloqueio severo.
Em meio a isso, Israel autorizou novos assentamentos na Cisjordânia, considerados ilegais pelo direito internacional. A ONU alertou sobre a fome em Gaza, e os EUA vetaram um cessar-fogo no Conselho de Segurança, enquanto o Hamas ofereceu entregar o controle de Gaza se a ofensiva for encerrada.
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos
Clarivate Brasil amplia presença entre cientistas mais citados do mundo
Privações Segundo Unicef, 417 milhões de crianças enfrentam privações severas em países pobres e de renda média
Tarifaço Em nova rodada de negociações, Brasil pressiona por suspensão das tarifas dos EUA
Relatório da ONU Relatório da ONU projeta queda de 12% nas emissões globais até 2035
Paralisação Paralisação já levou ao cancelamento de mais de 5 mil voos nos EUA 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 32°
Tempo nublado



