A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser maioria no Nordeste, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (4). No levantamento, 54% dos eleitores da região dizem aprovar o governo, ante 44% que desaprovam. Na rodada anterior, os números estavam tecnicamente empatados, com 52% de aprovação e 46% de desaprovação. A margem de erro na região é de quatro pontos percentuais.
Apesar do avanço no Nordeste, o cenário nacional continua desfavorável ao presidente. A desaprovação subiu dentro da margem de erro para 57%, o maior índice desde o início do mandato. A aprovação oscilou para 40%, o menor patamar até aqui.
O recorte por gênero mostra que Lula segue mais rejeitado entre as mulheres, com 54% de desaprovação e 42% de aprovação. Na pesquisa anterior, eram 53% e 43%, respectivamente. Entre os homens, o cenário se mantém estável: 59% desaprovam e 39% aprovam. A margem de erro nesse segmento é de três pontos.
No recorte por raça, a desaprovação segue alta entre pardos, com 56% — aumento em relação aos 52% de abril. A aprovação caiu de 45% para 40%, distante dos 59% registrados em julho do ano passado. Entre brancos, 62% desaprovam e 37% aprovam, cenário praticamente estável. Pretos, por outro lado, voltaram a aprovar mais o governo (52%) do que a desaprovar (46%). Antes, os números eram de 46% e 51%, respectivamente.
Entre os jovens de 16 a 34 anos, a desaprovação é de 60%, contra 37% de aprovação — ambos oscilando positivamente dentro da margem de erro em relação à pesquisa de abril. Na faixa de 35 a 59 anos, a rejeição subiu de 54% para 59%, enquanto a aprovação caiu de 44% para 38%. Já entre os eleitores com 60 anos ou mais, há empate técnico: 52% aprovam e 45% desaprovam.
O levantamento também mostra piora entre os eleitores com ensino médio (61% de desaprovação) e superior (64%), mantendo índices elevados de rejeição. Entre os que têm até o ensino fundamental, há empate técnico: 50% aprovam e 47% desaprovam.
A margem de erro varia entre 3 e 6 pontos, dependendo do segmento analisado.
Megaoperação no Rio Megaoperação no Rio de Janeiro deixa mais de 50 mortos, diz governador
Mega-Sena Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
golpes digitais Prejuízo médio com golpes digitais sobe 21% em 2025 , aponta pesquisa
Tarifaço Delegações do Brasil e dos EUA fazem primeira reunião sobre tarifaço
documentos perdidops Documentos bancários de clientes do Banco do Brasil são encontrados expostos em Madre de Deus
Irritação Governo vai atuar para impedir lançamento de “Bet da Caixa” 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



