Segunda, 13 de Outubro de 2025 17:22
75 9 9702 9169
Mundo Sanções

Governo Lula vê possível sanção a Moraes como “ingerência externa”

No Palácio do Planalto, a orientação é evitar confrontos com a extrema direita e tratar o caso de forma institucional.

22/05/2025 08h15 Atualizada há 5 meses
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva enxergará uma possível sanção contra o ministro Alexandre de Moraes como uma "ingerência externa" em assuntos internos do Brasil e uma ofensa à soberania nacional, e não apenas como uma medida direcionada a um integrante do STF.

A declaração ocorre após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmar, em audiência na Câmara dos Deputados dos EUA, que a imposição de sanções contra Moraes está "em análise" e é uma "grande possibilidade".

Segundo informações do Uol, o motivo seria as decisões do ministro contra plataformas digitais, vistas pelo governo de Donald Trump como restrições à liberdade de expressão.

Entre as medidas consideradas estão o bloqueio da entrada de Moraes nos EUA e o congelamento de bens que ele eventualmente possua no país.

O assunto tem sido discutido pelo governo brasileiro, que entende que uma eventual medida dos EUA deve ser interpretada como um ataque à soberania do Brasil, e não como uma ação isolada contra um cidadão.

Por isso, o país prepara respostas, incluindo solicitações de esclarecimentos por vias diplomáticas e outras possíveis medidas.

No Palácio do Planalto, a orientação é evitar confrontos com a extrema direita e tratar o caso de forma institucional com os Estados Unidos. No entanto, caso as sanções sejam efetivadas, o governo brasileiro deverá reagir, por considerar a medida uma afronta à soberania nacional.

O PT também manifestou posição semelhante. O líder da bancada do partido na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), emitiu uma nota em nome do partido. 

"Nós, parlamentares do PT, defendemos a independência e a harmonia entre os poderes bem como a soberania das instituições brasileiras. Repudiamos veementemente a tentativa do governo dos EUA de politizar decisões judiciais, atentando contra a soberania brasileira e o STF por sua atuação contra os golpistas liderados pelo ex-presidente da República", disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.