O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou nesta sexta-feira (16) que trabalha para que os países importadores de carne de frango do Brasil reconheçam a regionalização dos bloqueios por gripe aviária, limitando as restrições a um raio de 10 quilômetros em torno do foco de contaminação.
A declaração ocorre após a confirmação do primeiro caso da doença em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em resposta, Argentina, China e União Europeia anunciaram a suspensão temporária da compra do produto brasileiro. A decisão argentina foi tomada pela Senasa, agência estatal de saneamento, poucas horas após o anúncio oficial do caso. Montenegro fica a 620 km da fronteira entre os dois países.
Segundo o MAPA, a restrição localizada segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e leva em consideração o tamanho do território nacional. “Tendo em vista que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne de aves do mundo, com dimensões continentais, reiteramos a importância de se reconhecer a regionalização”, afirmou a pasta em nota.
Apesar dos embargos de grandes compradores, o ministério informou que países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas já adotaram o modelo de regionalização, mantendo as importações de outras áreas do país.
O MAPA ainda destacou que o Brasil tem atuado com transparência e responsabilidade no enfrentamento da doença e garantiu que não há restrição generalizada da exportação de produtos avícolas do Rio Grande do Sul.
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



