O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou uma postura de cautela diante das denúncias de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nos bastidores, o petista defende uma investigação aprofundada, mas avalia que, até o momento, não há elementos que justifiquem a saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Auxiliares do presidente afirmam que não existe investigação formal contra Lupi e que Lula pretende ter nova conversa com o ministro. A orientação no Palácio do Planalto é de que afastamentos só ocorrerão em caso de surgimento de provas contundentes ou denúncia formal apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A manutenção de Lupi no cargo também envolve uma questão política. Presidente honorário do PDT, partido que apoiou Lula no segundo turno de 2022, o ministro é considerado peça estratégica para manter a legenda próxima ao governo nas eleições de 2026. A avaliação interna é que uma eventual demissão fortaleceria alas ligadas a Ciro Gomes, opositor do Planalto, e poderia empurrar o PDT para uma candidatura própria.
As irregularidades no INSS envolvem descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados. Lupi foi informado sobre os primeiros indícios em junho de 2023, mas o tema só foi tratado de forma efetiva em abril de 2024, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) já finalizava uma investigação e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizava auditoria.
Na última semana, 11 entidades tiveram seus convênios com o INSS suspensos, e o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



