O Crédito do Trabalhador poderá ser solicitado pelos trabalhadores diretamente dos aplicativos dos bancos a partir desta sexta-feira (25). Até então, a nova modalidade de crédito consignado estava disponível somente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Até o momento, contratos foram fechados com 32 bancos. A expectativa é que esse número suba com a nova etapa.
Além disso, os trabalhadores também poderão fazer a troca de dívida, caso de ter um Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou outro consignado com parcelas ainda a vencer.
A nova fase é liberada cerca de um mês após o lançamento da proposta. Segundo dados do governo federal, o programa já registrou R$ 8 bilhões em empréstimo.
Veja a seguir como solicitar o empréstimo consignado para CLT:
O novo instrumento financeiro abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI). O crédito consignado permite juros mais baixos que os de mercado. Isso porque as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o que reduz a chance de inadimplência.
Com o novo programa, mais de 80 bancos e instituições financeiras poderão ter acesso ao perfil de trabalhadores com carteira assinada através do eSocial, sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados de todo o país.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo limpo