Amazônia perdeu 3,6% da superfície de água em relação à extensão média de água no bioma apenas em 2024. Dados do MapBiomas, divulgados na última sexta-feira (21) apontam que a seca extrema deixou a floresta por sete meses com os níveis de água abaixo da média histórica.
O bioma, que tem mais da metade da superfície de água do Brasil (61%), teve perda de superfície de água em 63% das 47 sub-bacias. Casos mais graves ocorreram em sub-bacias do Rio Negro, que apresentaram uma redução de mais de 50 mil hectares em comparação à média histórica.
A perda de superfície de água na Amazônia em 2024 foi de 4,5 milhões de hectares em relação a 2022, o último ano de ganho de superfície no país. Na mesma tendência do ano anterior, apenas em 2024 o Brasil perdeu 2% da superfície de água. Segundo os dados, a superfície o ficou 4% abaixo da média da série histórica, iniciada em 1985, e mostram que a última década teve oito dos 10 anos mais secos já analisados.
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 55 milhões
pena máxima TJ-BA aplica pena máxima e retira delegação de cartório de Simões Filho por esquema de corrupção
Não Me Perturbe Plataforma Não Me Perturbe fechou 2025 com 14,2 milhões de números de telefone cadastrados
Pix sofre instabilid Pix sofre instabilidade e fica fora do ar por cerca de 40 minutos nesta segunda
Morte de pacientes Técnicos de enfermagem são presos por suspeita de matar três pacientes em hospital do DF
Curso de medicina Cerca de 30% dos cursos de Medicina serão punidos após avaliação ruim no Enamed 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas



