O mês de janeiro reserva datas cruciais para milhões de estudantes brasileiros que buscam ingressar no ensino superior. De acordo com o cronograma oficial, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será divulgado no dia 16 de janeiro. A partir desta data, os candidatos poderão acessar suas notas individuais por meio da Página do Participante, obtendo o desempenho detalhado nas quatro áreas do conhecimento e na redação.
A divulgação das notas é o ponto de partida para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estará com inscrições abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro. O sistema utiliza a pontuação do Enem como critério para selecionar estudantes em universidades públicas de todo o país.
Além do Sisu, o desempenho no exame é requisito fundamental para o acesso a outros programas do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que devem anunciar seus prazos específicos logo após a primeira chamada das universidades públicas.
Além do Enem, o final do mês será marcado pelos resultados dos principais vestibulares paulistas. As listas de aprovados da Fuvest, que seleciona para a USP, e da Unicamp estão previstas para o dia 23 de janeiro. Já a Unesp deve publicar sua relação de classificados no dia 30.
O ciclo de provas de 2025 foi caracterizado por questões que exigiram maior capacidade de análise crítica e interpretação de temas contemporâneos, consolidando uma tendência de exames mais voltados para a aplicação prática do conhecimento.
Crise Cármen Lúcia diz que crise de confiabilidade no Judiciário é grave
Votação cancelada Governo avaliou mal projeto sobre aplicativos, diz Motta
Fim da escala 6x1 Entenda diferenças entre PEC em votação na CCJ da Câmara e PL em urgência enviado pelo governo
MCMV Novas regras do financiamento do Minha Casa, Minha Vida começam na próxima quarta
Escolha Flávio Bolsonaro toma decisão sobre nomeação de Eduardo no Itamaraty em eventual governo
Alice Ribeiro Repórter Alice Ribeiro tem morte encefálica confirmada após acidente na BR-381 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas


