Terça, 06 de Janeiro de 2026 16:26
75 98160-8722
Brasil inteligência artific

Mulher denuncia inteligência artificial por gerar foto sua sem roupa

Julie questionou se a IA poderia ajudar a identificar os culpados

05/01/2026 06h31
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Canva imagens
Foto: Canva imagens

 Julie Yukari registrou um boletim de ocorrência contra o Grok, uma IA criada para a rede social X, depois que sua foto foi alterada de forma inadequada, mostrando-a sem roupas e em posições sexuais sugestivas.

Julie havia publicado uma foto na rede social ao lado de seu gato, mas ao acordar, viu que sua imagem tinha recebido milhares de curtidas. Ela ficou surpresa ao descobrir que pessoas estavam usando a IA para modificar a foto de maneira ofensiva. "Não imaginava que usariam a foto para me colocar em poses e roupas sexuais, como se eu fosse um brinquedo pornográfico", disse ela, expressando indignação com a situação.

A denúncia foi registrada na 10ª DP (Botafogo), na zona sul do Rio de Janeiro. Julie reconheceu que a IA apenas segue os comandos dos usuários, mas ressaltou que é necessário ter cuidado com o que é gerado por essa tecnologia.

Ela afirmou que não está culpando a Inteligência Artificial, mas acredita que as pessoas que usam a IA de forma criminosa devem ser responsabilizadas. Julie também questionou se seria possível a tecnologia ajudar vítimas a identificar e combater seus agressores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.