O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retomar as discussões sobre a situação dos brasileiros deportados dos Estados Unidos. Um novo encontro para debater as suspeitas de maus-tratos aos deportados está previsto para esta terça-feira (28) e contará também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
O governo brasileiro estuda como pedir esclarecimentos aos Estados Unidos sobre o tratamento dos deportados. Para isso, aguarda os depoimentos dos passageiros recolhidos pela Polícia Federal. O ministro Mauro Vieira relatou ao presidente Lula, durante a reunião de segunda-feira (27), de acordo com a CNN, o que ouviu do delegado Sávio Pinzón, superintendente da PF no Amazonas, e do major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional, sobre o voo com 88 deportados dos EUA para Manaus (AM) no sábado, 25. Desde 2022, a média anual é de 15 voos, e esta é a primeira vez que surgem relatos de maus-tratos.
O governo brasileiro destaca que o uso de algemas durante o voo não é o principal problema, pois a avaliação de risco é responsabilidade dos americanos, conforme o acordo de deportação de 2018. As questões a serem levantadas se referem ao tratamento dado aos deportados, incluindo a escolha de uma aeronave com problemas técnicos e a atuação da equipe do voo. A análise preliminar indica que a tripulação não estava adequadamente treinada. Outro ponto criticado foi a decisão de algemar e acorrentar os deportados ao chegarem em Manaus devido à falha do avião.
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



