Segunda, 07 de Julho de 2025 22:55
75 9 9702 9169
Polícia Crime organizado

Operação Unum Corpus: Mais de 500 presos em ação contra o crime organizado

A operação revelou ainda a atuação de organizações criminosas dentro dos presídios.

13/12/2024 08h19
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Rafael Rodrigues
Foto: Rafael Rodrigues

A 14ª fase da Operação Unum Corpus resultou na prisão de 516 suspeitos envolvidos em crimes diversos, como homicídios, tráfico de drogas, roubos, estupros e violência doméstica, em Salvador, Região Metropolitana e no interior da Bahia. A ação tem como objetivo enfraquecer as organizações criminosas que atuam no estado e conta com o empenho das forças de segurança pública.

De acordo com o delegado Arthur Gallas, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depom), o combate ao crime organizado no estado é uma tarefa complexa que exige integração entre diferentes instituições. "O trabalho de inteligência e de coordenação tem sido realizado não apenas pela Secretaria de Segurança Pública e suas forças subordinadas, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica, mas também pela Secretaria de Administração Prisional, que tem um papel direto nesse processo", explicou.

Gallas ressaltou que, além de atingir as organizações criminosas, a operação cumpre mandados que estavam em andamento nas delegacias. "Esses casos já estavam sendo investigados, e a operação tem sido fundamental para reunir todos os mandados necessários para dar andamento a essas ações", afirmou. Ele também destacou que a operação está cumprindo objetivos importantes, com a prisão de alvos relevantes, que deverão impactar na redução de crimes no futuro.

A delegada Rogéria Araújo, diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), afirmou que a Operação Unum Corpus tem sido um marco no fortalecimento da Polícia Civil e no cumprimento do seu papel constitucional. "Já passamos de 2.500 prisões, realizadas tanto por força de mandado quanto por flagrante, além de mandados de busca e apreensão. Essas ações visam garantir que os criminosos permanecem no sistema prisional por mais tempo e para reforçar nossos inquéritos", disse Araújo. A operação está acontecendo em todos os 417 municípios da Bahia, contando com a união de esforços das duas instituições de segurança.

A operação revelou ainda a atuação de organizações criminosas dentro dos presídios. Em Itabuna, por exemplo, a polícia prendeu oito pessoas envolvidas em atividades ilícitas dentro do presídio local, com foco no tráfico de drogas e homicídios. Mandados de prisão e buscas foram realizados nas celas, visando desmantelar essa associação criminosa.

Até o momento, a Operação Unum Corpus cumpriu 387 mandados de prisão em várias regiões da Bahia, com destaque para as prisões por crimes contra a vida (144), crimes contra o patrimônio (126), violência doméstica (61), tráfico de drogas (140) e estupro (49). Além das prisões, foram apreendidas 55 armas, 28 veículos e mais de R$ 62 mil em dinheiro. A operação também executou nove medidas judiciais contra internos do sistema prisional, suspeitos de comandar crimes fora das prisões.

Para a delegada-geral Heloísa Brito, a operação tem sido fundamental na luta contra as organizações criminosas no estado. "A Operação Unum Corpus tem apresentado resultados expressivos, desarticulando grupos criminosos e combatendo delitos graves, como o tráfico de drogas. Essa ação integrada fortalece a segurança pública da Bahia e ajuda a salvar vidas", destacou Heloísa.

As ações da operação continuam em andamento, com equipes mobilizadas para cumprir novos mandados e realizar apreensões em diversas localidades. Entre as prisões mais recentes, destaca-se a detenção de um traficante em Juazeiro, apontado como um dos maiores distribuidores de drogas na região do Vale do São Francisco e em Petrolina (PE). Com ele, foram apreendidos 2,5 kg de cocaína, pacotes de maconha, insumos para o tráfico, uma arma de fogo artesanal calibre 9mm, munições, balanças de precisão e um veículo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.