O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ontem (4) que não poupará medidas legais contra profissionais da segurança pública que mancharem a imagem da corporação.
A declaração ocorreu após a morte do adolescente Gabriel Santos Costa, baleado por um policial militar na madrugada do último domingo, na Avenida Garibaldi, em Salvador. Gabriel e um jovem de 19 anos foram alvejados quando já estavam rendidos. O outro jovem sobreviveu e segue hospitalizado.
Durante o evento de lançamento da Operação Verão, no Jardim dos Namorados, o governador destacou a determinação para apurar o caso e garantir punições rigorosas. “A outra decisão tomada é sempre chamar o secretário de Segurança Pública [Marcelo Werner] e pedir que apure. Quando o caso é na Polícia Civil, à delegada-geral. Quando é na Polícia Militar, ao comandante geral, assim como o DP. Então a apuração de imediato e punição para aqueles que de repente tiveram infringido a lei. A gente não abre mão”, disse Jerônimo.
Sem tolerância
O governador enfatizou que a confiança na tropa permanece, mas que não há tolerância para abusos. “Nós defendemos a tropa, eu confio na tropa, mas nenhum pode manchar a farda, nem da Polícia Militar, nem da Polícia Civil, nem de Bombeiro, nem de DPT. Está determinado as investigações para ver se a corregedoria recebe as denúncias que foram necessárias, terá direito de defesa, ele junto com seus advogados, mas nós não pouparemos qualquer profissional que queira manchar a imagem da segurança pública”, afirmou.
A Operação Verão mobilizará quase 15 mil profissionais das forças de segurança para atender baianos e turistas durante a alta estação. O investimento de quase R$ 30 milhões contempla novos fuzis, viaturas, equipamentos náuticos e materiais de proteção para o Corpo de Bombeiros.
“Nós estamos falando aí até abril de uma operação que veicula aqui nesse caso uma agenda de segurança pública, corpo de bombeiro, DPT, Polícia Civil e Polícia Militar. Temos também uma agenda de turismo, de saúde, afinal de conta toda a estrutura se mobiliza durante esse verão para receber as pessoas”, detalhou o governador.
Ao todo, foram entregues 240 viaturas e equipamentos para atuação terrestre e marítima, incluindo lanchas e materiais de reboque. A operação também integra ações com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), reforçando o compromisso com a segurança e a preservação ambiental.
“Estamos falando de 13, 14, quase 15 mil homens a mais, ou seja, temos recursos aqui investidos da ordem de quase 30 milhões entre armas, veículos, mas também as diárias desses profissionais”, concluiu.
Avião é apreendido Avião é apreendido em operação contra grupo suspeito de furtos milionários em joalherias
Operação da PF Presidente do PRD e cotado a vice de Jerônimo: saiba quem é o deputado baiano alvo de operação da PF
Influenciador baiano Influenciador baiano é preso em operação da PF contra tráfico e lavagem de dinheiro
Operação Midas Operação Midas desarticula organização criminosa com atuação em vários estados
Segurança Pública Bahia ainge marca de nove mil profissionais da Segurança Pública
Exploração sexual Polícia Federal realiza operação contra exploração sexual infantil na internet na Bahia 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva


