Uma mulher foi presa por intolerância religiosa, neste sábado (23), na Estação Bonocô, em Salvador. A vítima, praticante do candomblé, Ekedi do Ilê Axé Oyá Omim Igbalê, foi alvo de ataques verbais enquanto aguardava o metrô.
No vídeo enviado por um leitor do site, é possível ver a jovem, que usava seu fio de contas, símbolo sagrado de sua religião, sendo surpreendida por palavras de teor racista e intolerante, proferidas por outra passageira que portava uma Bíblia nas mãos. O ato chamou atenção dos agentes de segurança da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), que tentaram conter a discussão.
A concessionária CCR Metrô Bahia (CCR), responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou a reportagem, que agentes de atendimento acionaram a Polícia Militar. Em nota, a empresa reforçou repúdio a qualquer tipo de intolerância.
“A CCR Metrô Bahia repudia qualquer tipo de intolerância e desrespeito. A concessionária esclarece que neste sábado (23), Agentes de Atendimento e Segurança acionaram a Polícia Militar após uma denúncia de intolerância religiosa no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas”.
Policiais Militares da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM), após uma denúncia de injúria racial. Ao chegarem no local, os militares constataram a veracidade do fato e detiveram a suspeita. Todos os envolvidos foram encaminhados à Central de Flagrantes, onde a mulher, de 75 anos, foi autuada e permanece presa à disposição do Poder Judiciário.
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 38°
Tempo nublado