Foto: Agência Brasil/Paulo Pinto
Romantizado no hino, emoldurado para gringo ver: assim se vende o 7 de Setembro, data em que se celebra oficialmente a Independência do Brasil. Mas, na Bahia, terra onde lutas e batalhas decisivas aconteceram, a história conta outro enredo, bem menos poético e com personalidades anônimas. Só um ano depois, em solo baiano, que o Brasil conquistaria de fato sua liberdade, ao expulsar as últimas tropas portuguesas. Estas, ainda agarradas à esperança de retomar o país, apostam no ponto mais sensível: a barriga.
A raiz nacionalista, que foca em mitos fundadores e episódios glamurosos - como o “Grito do Ipiranga” desenhado inventado pelo artista Pedro Américo -, contribuiu para que o 2 de Julho, dia em que a Bahia consolidou a independência, fosse relegado a segundo plano. É o que explica o historiador baiano Ricardo Santana, ao apontar ainda que em setembro de 1822 houve somente um acordo institucional reconhecido por outras nações.
Os portugueses, ao perderem o controle político, voltaram suas atenções para a Bahia, onde estavam as grandes plantações e rebanhos que abasteciam o país. “Eles acreditavam que se conquistassem a Bahia, iam matar o país de fome” explicou o historiador.
Foi então que figuras anônimas, sem prestígio nacional e em sua maioria pobres, se uniram para enfrentar e expulsar os portugueses, culminando na vitória do 2 de Julho. “Diferentemente do 7 de Setembro, o 2 de Julho é a comemoração de uma vitória de pessoas anônimas. Elas só foram resgatadas por causa de investigações, a exemplo a Filipa de Souza e o Corneteiro Lopes”, explica Santana.
O reconhecimento dessa data, historicamente apagada, pode estar prestes a ganhar uma nova perspectiva. Na última celebração da Independência da Bahia, o presidente Lula (PT) expressou a intenção de estabelecer mais uma data comemorativa para homenagear a luta contra o imperialismo e, assim, “recontar a história deste país”.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas



