Quinta, 21 de Novembro de 2024 21:27
75 9 9702 9169
Polícia Segurança Pública

Marcelo Werner fala sobre trabalho pra quebrar a distribuição de fuzis entre as facções

Secretário Marcelo Werner destaca atuação da SSP na Bahia contra as facções criminosas.

24/08/2024 08h32
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

As estratégias utilizadas pelas organizações criminosas para abastecer o seu poder bélico têm exigido ainda mais empenho e estudos por parte das autoridades brasileiras para tentar identificar e desarticular o modus operandi usado pelas facções.

Na Bahia, por exemplo, o aumento significativo de armas apreendidas, principalmente de fuzis, que segue em crescimento desde o ano passado, contribuiu para que a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SS-BA) criasse uma unidade da Polícia Civil, especializada em aperfeiçoar os serviços de investigação voltados para o tráfico de armamentos.

Só este ano, entre janeiro e agosto, a SSP-BA já localizou 52 fuzis no estado, número que está prestes a superar o ano de 2023 por completo, quando 55 armas deste modelo foram apreendidas na Bahia. A reportagem do BNews conversou com o titular da pasta, Marcelo Werner, que, durante a entrevista explicou o que as diligências realizadas pelas Forças de Segurança estadual e Federal revelam sobre a logística usada por criminosos para que os fuzis cheguem até membros de suas facções.

"A Polícia Federal fez uma operação muito importante que identificou uma rota que saía do leste europeu, passava pelo Paraguai, e do Paraguai havia distribuição para os grandes centros do nosso país, e a Bahia não foi diferente", explicou Werner.

"A gente também tem avançado nas investigações regionais. Houve uma operação importante entre o Ministério Público e a Polícia Federal, que foi a Operação Fogo Amigo. Ela desarticulou, inclusive, pessoas que se dedicavam ao tráfico de armas e de desvio de armas de fogo para entregar às facções, e de munições também. Então a gente tem trabalhado isso", completou o secretário da SSP, ao ser questionado sobre o cenário local. 

Para Werner, a implantação da nova unidade, na Bahia, as ações de inteligência e, consequentemente, as operacionais permitirão que as quadrilhas, assim como seu modus operandi, sejam descobertos com mais celeridade.

"Agora, recentemente, até por conta de diversas investigações que estão em andamento para o combate ao tráfico de armas, a Polícia Civil instituiu uma delegacia especializada, a Desarme, que é especializada em armas, munições e explosivos que visa reforçar, cada vez mais, as investigações com esse viés de combater o tráfico de armas no nosso estado", pontuou o gestor da SSP.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.